O fenômeno de “Stranger Things” ao longo dos anos sempre teve uma conexão forte com a escolha da trilha sonora da produção. Seja pelo uso de músicas que além de dar o tom da trama traziam a nostalgia dos anos 1980, a música ganhou protagonismo se tornando uma arma usada pelos protagonistas.
Com o encerramento da trama, é claro que a música teria um papel decisivo para o desfecho dos episódios. A 5ª temporada escolheu trazer novas músicas para embalar os personagens, como “Upside Down”, de Diana Ross, e “Fernando” do grupo Abba.
Alerta de spoiler: o texto a seguir contém spoilers do 8º episódio da 5ª temporada de “Stranger Things”
Para o capítulo final, a produção optou que os momentos grandiosos tivessem o som do disco de 1984 da banda Prince and the Revolution, “Purple Rain”. O tempo para que o Mundo Invertido colapse é regido pela faixa “When Doves Cry”, e seguido pela ‘morte’ de Onze (Millie Bobby Brown), a trilha passa para “Purple Rain”. “Não há nada mais épico do que Prince”, declarou Ross Duffer, criador da produção, para a Netflix. “Prince se encaixou perfeitamente para nós.”
Ross revela que, por decisão dos herdeiros de Prince, a música final nunca havia sido usada em nenhuma outra produção que não fosse o filme “Purple Rain”. Com a popularidade que “Running Up That Hill (A Deal With God)”, de Kate Bush, teve ao ser usada na 4ª temporada, a produção conseguiu que as músicas de Prince fossem usadas pela primeiras vez. “Nos disseram que era muito improvável, então cruzamos os dedos. E eles concordaram”, relata Matt Duffer, irmão de Ross e também criador da série.
Confira a lista de músicas do último episódio:
- “Sh-Boom” – The Chords
- “When Doves Cry” – Prince
- “Purple Rain” – Prince
- “Landslide” – Fletwood Mac
- “Here Comes Your Man” – Pixies
- “The Trooper” – Iron Maiden
- “Sweet Jane” – Cowboy Junkies
- “Heroes” – David Bowie
Você pode conferir a lista completa de músicas da 5ª temporada aqui.