O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um alerta para tempestades no último dia de 2025. Segundo o aviso, os temporais devem ter início na madrugada desta quarta-feira (31) e permanecem até a noite.
Conforme o Centro Meteorológico, o grau de severidade é de “perigo”. As chuvas podem atingir volumes entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo durante esta quarta-feira (31). Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
Os principais estados atingidos devem ser Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, São Paulo, Rio de Janeiro e Tocantins. Além disso, o Distrito Federal (DF) também deve enfrentar as fortes chuvas.
Entre as áreas afetadas estão: Centro Goiano, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Leste Goiano, Central Mineira, Zona da Mata, Sul Goiano, Nordeste Mato-grossense, Campinas, Oeste de Minas, Piracicaba, Sul/Sudoeste de Minas, Campo das Vertentes, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Norte Goiano, Macro Metropolitana Paulista, Metropolitana de Belo Horizonte, Araraquara, Sul Fluminense, Vale do Paraíba Paulista, Noroeste Fluminense, Noroeste Goiano, Ocidental do Tocantins, Baixadas, Centro Fluminense, Metropolitana de São Paulo, Metropolitana do Rio de Janeiro, Noroeste de Minas, Distrito Federal, Norte de Minas, Norte Fluminense, Itapetininga, Litoral Sul Paulista.
O Inmet alerta que, em caso de rajadas de vento, a população não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
*Sob supervisão de AR.