Trump: “Questões espinhosas” estão pendentes em acordo de paz da Ucrânia

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao afirmar acreditar que um acordo de paz está “próximo” para a Ucrânia, descreveu “uma ou duas questões muito espinhosas” que ainda permanecem pendentes.

Ele se recusou a divulgar uma porcentagem dos termos que já foram acordados, mas disse que poderia estar perto de 95%. Ele reconheceu que o destino da região leste de Donbass, cuja rendição a Ucrânia exige da Rússia, continua sendo uma questão pendente.

“Estamos nos aproximando de um acordo sobre isso. E essa é uma questão importante”, disse ele durante entrevista coletiva em uma aparição conjunta com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky. “Certamente, essa é uma das grandes questões, e acho que estamos mais perto.”

Os EUA sugeriram a criação de uma “zona econômica livre” em partes da região de Donbass, da qual a Ucrânia se retiraria em caso de uma paz negociada com a Rússia.

A Rússia está em conflito na região de Donbass, que abrange as regiões de Donetsk e Luhansk, desde 2014. Moscou agora tenta garantir, por meio de negociações de paz mediadas pelos EUA, o que não conseguiu conquistar pela força das armas.

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *