O Campeonato Carioca de 2026 passou por uma importante mudança após a CBF mexer no calendário do futebol brasileiro.
O torneio, que começa no dia 14 de janeiro e vai até o início de março, ficou mais enxuto e alterou a forma da fase de grupos. Diferente do ano passado, quando as equipes se enfrentavam no mesmo grupo, agora elas estão divididas em dois grupos e enfrentam apenas os adversários da outra chave.
A Taça Rio também sofreu alteração. Antes um torneio de consolação para quem não avançou da fase de grupos, agora será disputada entre os perdedores das quartas de final. Já a Taça Guanabara segue para o vencedor da primeira fase. Veja mais detalhes abaixo:
Entenda o regulamento do Carioca 2026
A competição conta com dois grupos de seis times cada. Em turno único, os clubes da chave A enfrentam as equipes da chave B entre os dias 14 de janeiro e 8 de fevereiro.
O time que fizer mais pontos na fase de grupos será considerado o campeão da Taça Guanabara de 2026.
Como fica o mata-mata
Os quatro melhores de cada grupo avançam às quartas de final. Esta fase será disputada em jogo único.
Os perdedores das quartas de final disputam a Taça Rio, enquanto os vencedores se enfrentam nas semifinais, disputadas em formato ida e volta.
A grande final do Carioca, por sua vez, volta a ser disputada em jogo único e será realizada no Maracanã, provavelmente no dia 8 de março.
Critério de rebaixamento
O pior clube da fase de grupos é rebaixado diretamente para a Série A2 do Carioca, enquanto o “vice-lanterna” encara uma espécie de playoff com o segundo colocado da divisão abaixo.
Os grupos do Carioca 2026
Grupo A
- Fluminense
- Vasco
- Volta Redonda
- Sampaio Corrêa
- Portuguesa
- Bangu
Grupo B
- Flamengo
- Botafogo
- Madureira
- Maricá
- Boavista
- Nova Iguaçu