O banco central do Egito reduziu suas taxas de juros overnight em 100 pontos-base na quinta-feira (25), segundo comunicado da instituição.
O comitê de política monetária reduziu a taxa de depósito overnight de 21% para 20% e a taxa de empréstimo de 22% para 21%.
O banco central prevê que o crescimento real do PIB (Produto Interno Bruto) atinja cerca de 5% no quarto trimestre de 2025, em comparação com 5,3% no trimestre anterior.
A autoridade monetária atribuiu o crescimento no terceiro trimestre de 2025 a “contribuições positivas da indústria transformadora não petrolífera, do comércio e das comunicações”.
A decisão está alinhada com uma pesquisa da Reuters publicada na segunda-feira (22), que previu que o banco reduziria suas taxas de juros overnight em uma mediana de um ponto percentual, após uma desaceleração da inflação em novembro.
A inflação anual deverá estabilizar-se perto do nível atual no quarto trimestre de 2025, com uma média de cerca de 14% em 2025, abaixo dos 28,3% do ano anterior.
A inflação anual ao consumidor urbano no Egito caiu ligeiramente para 12,3% em novembro, enquanto a inflação subjacente, que exclui itens voláteis como alimentos e combustíveis, subiu para 12,5% em termos anuais em novembro, ante 12,1%.
O banco central prevê uma inflação em torno de 7% +/- 2 pontos percentuais no quarto trimestre de 2026. No entanto, afirmou que “a inflação relativamente persistente de produtos não alimentares e o impacto das medidas fiscais” representam riscos para as perspectivas.