O empresário Alexandre Furmanovich, 40, falou nas redes sociais sobre o caso em que sua ex-mulher, a atriz Leticia Birkheuer, 47, desabafou sobre o afastamento do filho João Guilherme, 14.
Em um vídeo, o adolescente fala — acompanhado pelo pai — sobre o assunto e assume que está “cansado que minha mãe fique me expondo. Já falei com sobre isso e ela não me escuta, continua me usando como o objeto para alcançar engajamento […] Acho ninguém gosta de ter a cara estampada em um site de notícia“, disse.
João Guilherme disse que, quando foi ao Rio de Janeiro para visitar a mãe, foi obrigado e não se sente confortável para ir, principalmente após o caso em que foi seguido e atacado por um enfermeiro contratado por Leticia.
“Já fui várias vezes obrigado, e da última vez que eu fui pro Rio de Janeiro, aconteceu incidente que eu acabei fugindo da casa da minha mãe […] Ela não seguiu nenhum protocolo de ter me apresentado ao enfermeiro […] É necessário de autorização judicial quando envolve menor de idade. Esse enfermeiro foi contratado ilegalmente, sem seguir nenhum protocolo”, disse.
De acordo com ele, foram dados golpes para o enforcar e policiais tiveram que intervir na cena — que acabou na delegacia.
“Depois, eu não me senti nada confortável de ficar na casa da minha mãe, mas o delegado teve que seguir a ordem judicial, que é acima dele, não podia fazer nada. Ele só falou: ‘garoto, já estamos aqui há quatro horas aqui, volte para a casa de sua mãe'”, contou.
O adolescente comentou que a residência de Letícia não tinha estruturas para o comportar. De acordo com ele, sua cama era muito pequena, a mesma que havia no quarto dois anos antes.
“Eu estava lá obrigado, forçado, mas o que eu ia fazer? Sair fugindo de casa de novo pra ser emboscado por enfermeiro? […] Tenho que ter os meus direitos respeitados, por mais que exista a garantia de que os dois genitores tenham acesso à convivência com menor de idade. Quando existem fatos evidentes, provas em juízo, tudo registrado… muitas coisas não posso expor aqui porque está em segredo de Justiça”, disse.
João Guilherme expôs que considera que medidas já deveriam ter sidos tomadas para afastar os dois, mas nada foi feito. Ele disse que sempre tem problemas quando encontra a mãe e defendeu que não sofre manipulação do pai contra ela.
“Quem saem prejudicados são os filhos”
No primeiro vídeo em que se pronunciou sobre o assunto, Alexandre Furmanovich disse que ficou incomodado com a exposição de João Guilherme na mídia após ele fazer uma homenagem no aniversário de 14 anos.
“Quero deixar claro que isso não é uma nota de esclarecimento ou ataque pessoal. Algumas pessoas não sabem que meu filho reside comigo desde dezembro de 2021, aqui em São Paulo, por escolha dele, feita no Judiciário. Essa decisão é tomada em conjunto com órgãos especializados para escutar o menor de idade, em conjunto com o juiz, porque é uma decisão muito importante”, falou.
O empresário comentou que as notícias que estavam sendo veiculadas não eram verdadeiras e as classificou como ataques pessoais a ele e a atriz.
“Os pais sendo alvos de ataque, quem saem prejudicados são os filhos. Venho aqui dizer que todos podem ter seu direito de opinar em relação à minha pessoa, quem eu sou, quem me conhece e quem não me conhece. Porém sou convicto e tenho certeza que eu faço o melhor que eu posso. Vou proteger meu filho até o último momento”, concluiu.
Na legenda da publicação, Furmanovich acusou Letícia de alienação parental e disse que os assuntos expostos por ela deveriam ser discutidos com profissionais da saúde e no judiciário.
Desabafo da mãe
Leticia Birkheuer usou as redes sociais nesta terça-feira (23) para desabafar sobre o afastamento do filho, falando sobre as saudades que sente e narrando lembranças.
No vídeo, ela afirmou ter gasto mais de R$ 1 milhão na Justiça pela guarda do adolescente.
O gatilho foi ver um garoto com a camisa do jogador Mbapeé, o que a fez começar a chorar. “Quando olho suas roupas em casa, vejo que não devem servir mais. Você cresceu. E não voltou pra usa-las. Fiz uma reforma no seu quarto. Você também não veio ver. Escrevi no seu whatsApp, mas você me bloqueou”, relatou.
A atriz lamenta que os dois passarão o Natal separados.
E continuou: “existe um sistema corrupto, ineficiente e existe uma alienação já contatada em juízo que separa você de mim. Estou exausta […] mas não vou parar, nem desistir. Nem que eu tenha que gastar meu patrimônio todo tentando ter você de volta. Te amo meu filho. Pra sempre, sua mãe”, finalizou.
Assista ao vídeo de João Guilherme
*Com informações de Jonathan Pereira, em colaboração para a CNN Brasil