O governador do estado americano da Louisiana, Jeff Landry, afirmou na terça-feira (23) que os Estados Unidos deveriam negociar diretamente com o povo da Groenlândia sobre o crescente interesse de Washington no território ártico, argumentando que os groenlandeses merecem mais proteção e oportunidades.
Landry, nomeado pelo presidente Donald Trump no domingo (21) como enviado especial para a Groenlândia, fez essas declarações em entrevista ao programa The Will Cain Show, do canal Fox News, em meio a novas críticas da Dinamarca e da Groenlândia sobre as intenções americanas.
Questionado sobre qual seria seu argumento perante as autoridades dinamarquesas que se opõem ao envolvimento americano na Groenlândia, Landry afirmou que a conversa não deveria se concentrar em Copenhague.
“Nossas discussões devem ser com as pessoas que vivem na Groenlândia, os groenlandeses”, afirmou o governador. “O que eles buscam? Que oportunidades lhes foram negadas? Por que não receberam a proteção que realmente merecem?”
Trump afirmou na segunda-feira (22) que os Estados Unidos “precisam da Groenlândia” por razões de segurança nacional, enfatizando que seu interesse na ilha não se deve ao acesso aos seus minerais essenciais.