Mohamed Salah tornou-se o primeiro jogador egípcio a marcar gols em cinco edições seguidas da Copa Africana de Nações, com seu gol nos acréscimos na vitória por 2 a 1 sobre o Zimbábue, na segunda-feira (22).
O capitão do Egito finalizou de esquerda aos 91 minutos para garantir uma vitória tardia aos heptacampeões em sua estreia no Marrocos, que sedia o campeonato esse ano.
“O capitão da nossa seleção nacional, Mohamed Salah, tornou-se o primeiro jogador egípcio a marcar em cinco edições consecutivas da Copa Africana de Nações”, publicou a Federação Egípcia de Futebol no X.
O ídolo do Liverpool marcou gols nas edições de 2017, 2019, 2021, 2023 e agora 2025, igualando o trio da Costa do Marfim Didier Drogba, Abdoulaye Traoré e Yaya Touré, além do ponta tunisiano Youssef Msakni.
Salah ainda tem a chance de aumentar sua marca, com duas edições da AFCON programadas para os próximos três anos, em 2027 e 2028.
Um gol em cada edição permitiria ao internacional egípcio quebrar o recorde detido pelo camaronês Samuel Eto’o, pelo zambiano Kalusha Bwalya e pela dupla ganesa Andre Ayew e Asamoah Gyan.
Aos 33 anos, Salah marcou oito gols em 20 partidas da AFCON, quatro a menos que Hassan El-Shazly, maior artilheiro do Egito na história do torneio, e três a menos que o atual técnico da seleção, Hossam Hassan.
Ainda na fase de grupos do torneio, o Egito enfrenta a África do Sul na sexta-feira (26) e depois encara Angola em 29 de dezembro, com Salah buscando finalmente conquistar a Copa Africana de Nações após perder as finais de 2017 e 2021.