A produção manufatureira dos Estados Unidos permaneceu inalterada em novembro, após ter caído em outubro, uma vez que a produção de veículos automotores caiu após o vencimento de créditos fiscais para veículos elétricos.
A leitura seguiu-se a uma queda de 0,4% em outubro, informou o Federal Reserve nesta terça-feira (23). Economistas consultados pela Reuters previam que a produção do setor, que responde por 10,1% da economia, permaneceria inalterada.
Em novembro, a produção nas fábricas aumentou 1,9% em relação ao ano anterior. A divulgação dos dados foi adiada pela paralisação de 43 dias do governo federal.
A produção de veículos automotores diminuiu 1%, depois de ter caído 5,1% em outubro. As vendas de veículos automotores aumentaram no terceiro trimestre, pois os consumidores correram para comprar veículos elétricos antes do vencimento dos créditos fiscais em 30 de setembro.
Excluindo veículos automotores, a produção das fábricas aumentou 0,1% em novembro, após ter caído 0,1% no mês anterior.
O setor de manufatura tem enfrentado as tarifas do presidente Donald Trump, que pesam sobre as fábricas que dependem de materiais importados, mas impulsionam segmentos como o de metais primários, que enfrentaram forte concorrência estrangeira.
Trump defendeu as tarifas como necessárias para reavivar a base industrial dos EUA, que há muito tempo está em declínio, mas uma melhoria ainda não se materializou.
A produção de mineração aumentou 1,7%, após queda de 0,8% em outubro. A produção industrial geral cresceu 0,2%, depois de ter caído 0,1% em outubro. Em novembro, a produção industrial avançou 2,5% em base anual.