Veja como vão funcionar os transportes públicos em SP neste final de ano

Neste Natal e Ano Novo, companhias vinculadas à STM (Secretaria dos Transportes Metropolitanos), Metrô e CPTM terão operações especiais para atender os passageiros. Veja, abaixo, como irá funcionar.

Entre os dias 24 e 31 de dezembro, os trens da CPTM operarão normalmente nos dias úteis.

No Natal, em 25 de dezembro, e no dia 1º de janeiro de 2026, a operação seguirá o padrão de domingos e feriados. Já entre 31 de dezembro e 1º de janeiro, o serviço será contínuo, com todas as estações de transferência abertas.

As demais permanecerão abertas apenas para desembarque.

Quanto ao Metrô, as linhas funcionarão normalmente no dia 24 de dezembro. Já no dia 25, a frota será reduzida, seguindo o padrão habitual aos domingos.

Com o evento de Reveillón na Avenida Paulista, que acontecerá a partir das 14h do dia 31 de dezembro até às 2h40 do dia 1º de janeiro, a estação Consolação será fechada às 10h do dia 31. A reabertura ocorrerá somente as 4h40 do dia 1º. As estações Paraíso, Brigadeiro e Trianon-MASP irão operar durante toda a madrugada para embarque e desembarque, inclusive com as bilheterias abertas.

As linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata seguirão abertas para embarque e desembarque até as 2h do dia 1º. Após esse período, serão abertas apenas para desembarque. Já as bilheterias funcionarão no horário regular.

Durante a madrugada, a Linha 1-Azul terá 12 trens circulando e dois trens reservas. Na Linha 2-Verde, serão 11 trens circulando e três reservas; na Linha 3-Vermelha, haverá 12 trens circulando e três reservas; e, por fim, na Linha 15-Prata, serão quatro trens circulando, com dois reservas.

Veja o que mais irá mudar

A operação personalizada para o final do ano contará com:

  • Reforço de segurança na estação;
  • Cartazes para compra antecipada por aplicativo e para orientação sobre a proibição de consumo de bebidas alcoólicas;
  • Vinheta para a TV Minuto contendo os itens proibidos no evento da Avenida Paulista;
  • Retorno do público preferencialmente pelas estações Brigadeiro e Paraíso.

Leia também: Como fica o rodízio de veículos em São Paulo neste Natal

Circulação de bicicletas

Os passageiros poderão embarcar com as suas bicicletas na CPTM, no Metrô e nas concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade apenas aos sábados, domingos e feriados. Elas deverão medir o tamanho convencional e, em caso de serem elétricas, deverão ter dimensões semelhantes às das convencionais.

Já nos dias úteis, o embarque é liberado no perído entre 10h e 16h e das 21h até o encerramento da operação. Vale ressaltar que o embarque de bicicletas no trem é permitido somente no último vagão, no limite de quatro bicicletas por viagem.

*Sob supervisão de Tonny Aranha

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *