Mais da metade dos brasileiros afirma não ter medo de perder benefícios sociais caso o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não seja reeleito nas eleições presidenciais de 2026. É o que aponta pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta sexta-feira (19).
De acordo com o levantamento, 73% dos entrevistados disseram não temer a perda de benefícios sociais. Outros 25% afirmaram ter esse receio, enquanto 2% não souberam responder.
Entre os participantes da pesquisa, 62% declararam não utilizar nem ter familiares que usufruam de programas sociais do governo. Já 37% afirmaram usar algum benefício ou ter parente que utiliza.
Dentro do grupo que declarou receber benefícios, 54% se identificam como pró-Lula. Outros 44% se dizem de esquerda, mas não lulistas. Há ainda 37% que não se posicionam nem à direita nem à esquerda, classificando-se como independentes.
No campo da direita, 21% dos bolsonaristas afirmaram utilizar benefícios sociais, assim como 28% dos entrevistados que se identificam como de direita, mas não bolsonaristas.
O levantamento ouviu 2.004 pessoas entre os dias 11 e 14 de dezembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.