O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou em sua coletiva de imprensa anual de fim de ano, nesta sexta-feira (19), que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, estava certo em processar a emissora britânica BBC devido aos trechos editados de seu discurso.
“Isso é problema deles, que resolvam sozinhos. Não quero jogar sal na ferida. Não quero tocar nesse assunto. Embora, claro, o problema exista, a deturpação e a manipulação. Bem, isso é óbvio. Acho que o presidente Trump está certo”, afirmou Putin.
Trump processou a emissora pública britânica em pelo menos US$ 10 bilhões (cerca de R$ 54 bilhões) em danos pela editação de trechos de um discurso, que dava a entender que ele havia incitado seus apoiadores a invadir o Capitólio dos EUA, em janeiro de 2021.
O líder americano negou ter incitado o tumulto e entrou com uma ação judicial em um tribunal federal de Miami alegando difamação e violação de uma lei da Flórida que proíbe práticas comerciais enganosas e desleais.
A BBC admitiu que a edição foi enganosa e pediu desculpas a Trump pelo que considerou um erro de julgamento não intencional, embora tenha afirmado que o líder americano não tinha motivos para processá-la.
A edição do discurso e as críticas generalizadas à BBC News resultaram nas demissões do Diretor Geral Tim Davie e da Diretora Executiva de Notícias Deborah Turness. A seguir, veja os principais pontos para entender o processo.