O PL da Dosimetria, aprovado na noite de quarta-feira (17), no plenário do Senado Federal é desaprovado por 63,3% da população, que se diz contra a proposta, de acordo com uma pesquisa AltasIntel/Bloomberg divulgada nesta quinta-feira (18).
Na contramão, 34% se dizem a favor da matéria, que tem como principal resultado a redução das penas dos envolvidos na trama golpista e nos ato do 8 de Janeiro.
Para o levantamento, foram ouvidas 18.154 pessoas entre os dias 10 e 15 de dezembro. A margem de erro é de 1 ponto percentual, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.
A pesquisa foi feita pela Latam Pulse, uma iniciativa entre AtlasIntel e Bloomberg.
PL da Dosimetria
O PL da Dosimetria propõe mudanças nos critérios usados pela Justiça para calcular penas em condenações criminais, alternado, por exemplo, a forma como elas são somadas quando um réu é condenado por mais de um crime cometido no mesmo contexto, proibindo esse tipo de cálculo.
Dentre outras coisas, o projeto também prevê o menor tempo possível de prisão para a progressão do regime em casos de crime contra o Estado Democrático de Direito, sem levar em consideração a reincidência, ou não do réu, e também o uso de violência, ou grave ameaça.
O texto foi elaborado como uma alternativa para a proposta da oposição de anistia aos condenados por atos antidemocráticos, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).