Ibovespa recua e juros futuros sobem com ata do Copom e dados dos EUA

O Ibovespa – principal índice do mercado financeiro – recuava nos primeiros negócios desta terça-feira (16), após quatro altas seguidas, com agentes financeiros repercutindo a ata da reunião do Banco Central que manteve a taxa Selic em 15% na semana passada, enquanto aguardam dados do mercado de trabalho dos Estados Unidos.

Às 10h15, a bolsa cedia fortemente em 1,28%, a 160.404,80 pontos.

Na ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), divulgada mais cedo, o BC afirmou que a condução cautelosa da política monetária tem contribuído para se observar ganhos desinflacionários e reafirmou o firme compromisso com o mandato da instituição de levar a inflação à meta.

Nos EUA, o Departamento do Trabalho publicará às 10h30 (de Brasília) o relatório de emprego atrasado de novembro e uma atualização parcial de outubro, que não incluirá a taxa de desemprego e outras métricas depois que a paralisação de 43 dias do governo impediu a coleta de dados.

Enquanto isso, o dólar abriu esta terça-feira (16) em alta, digerindo a ata do último encontro do Copom, em que o Banco Central reiterou o compromisso com a meta de inflação, enquanto no exterior a moeda americana cedia ante vários pares do real.

No exterior, os analistas esperam que o relatório de emprego americano mantenha a taxa de desemprego se manteve em 4,4%. O resultado deve ter impactado pela persistente paralisação governamental historicamente longa.

No mesmo horário, a moeda americana à vista subia levemente em 0,36%, cotada a R$5,4337 na venda.

Às 11h30, o Banco Central realiza leilão de 50.000 contratos de swap cambial para rolagem do vencimento de 2 de janeiro.

*Com informações da Reuters

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *