Mulheres presas em operação na Bahia expõem novo papel feminino nas facções

Subiu para 29 o número de pessoas presas nesta segunda-feira (15) durante a Operação Costa Segura, que mira integrantes do Comando Vermelho (CV) com atuação em regiões turísticas no Sul da Bahia, na Paraíba e no Rio de Janeiro. O dado que mais chamou atenção das autoridades foi a quantidade de mulheres envolvidas.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), entre os presos estão 19 homens e 10 mulheres. Uma das investigadas é viúva de um dos chefes da facção e teria assumido funções estratégicas dentro do grupo criminoso.

A mulher, de 29 anos, foi apontada pelas investigações como negociadora de armas e drogas do Comando Vermelho na Bahia. Segundo a polícia, ela chegou a vender uma pistola calibre 9 milímetros por cerca de R$ 10 mil, sem entregar a arma. Para dificultar a ação policial, a suspeita mudava constantemente de endereço, mas acabou localizada e presa.

Para o secretário da Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, o crescimento do número de mulheres presas está diretamente ligado ao enfraquecimento das lideranças masculinas da facção. “Com companheiros presos ou mortos, fora da rota do crime, essas mulheres acabam assumindo funções dentro das organizações criminosas”, afirmou.

Os mandados de prisão e de busca e apreensão foram cumpridos em quatro cidades baianas, também em João Pessoa, na Paraíba, e ainda no Rio de Janeiro. Além das prisões, a Justiça determinou o bloqueio de mais de 65 contas bancárias, com o objetivo de atingir a estrutura financeira do grupo e enfraquecer sua atuação interestadual.

Segundo delegados e investigadores envolvidos, o Comando Vermelho atua de forma violenta, principalmente em cidades menores do interior, orquestrando ataques, tráfico de drogas, comércio ilegal de armas e outros crimes. As investigações apontaram uma atuação integrada da facção entre os estados.

A operação teve início após a prisão de uma das lideranças do grupo, quando a polícia identificou uma estrutura criminosa ampla e organizada, com ramificações em diferentes estados.

A Operação Costa Segura é coordenada pela Secretaria da Segurança Pública da Bahia e mobiliza mais de 200 policiais, com participação das polícias Civil e Militar, das Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado (FICCOs), da Secretaria de Administração Prisional (SEAP) e de forças federais. A ação segue em andamento, e um novo balanço pode ser divulgado a qualquer momento.

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *