Trump lamenta ataques na Austrália e em universidade dos EUA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, lamentou dois ataques ocorridos neste fim de semana — o da Universidade Brown em Providence, Rhode Island, e o contra a comunidade judaica australiana na praia de Bondi — logo no início de seu discurso em uma recepção de Natal na Casa Branca.

“Quero prestar minhas homenagens ao povo”, disse Trump na tarde de domingo (14), mencionando os nove feridos no tiroteio em Providence, Rhode Island, bem como os dois falecidos, que, segundo ele, “estão nos observando agora do céu”.

“Da mesma forma, na Austrália, como vocês sabem, houve um ataque terrível (…). E foi um ataque antissemita, obviamente”, disse Trump sobre o tiroteio que teve como alvo uma celebração de Hanukkah na praia de Bondi, em Sydney.

A fala foi feita antes de a polícia de Nova Gales do Sul informar que o número de mortos no tiroteio na praia de Bondi, na Austrália, subiu para 16, incluindo um dos suspeitos. Ao todo, 40 pessoas permanecem hospitalizadas.

“Pense nisso e na Universidade Brown — uma ótima escola, ótima, ótima mesmo, uma das melhores escolas do mundo. As coisas podem acontecer”, disse ele.

Trump desejou rápida recuperação aos nove feridos em Brown e disse às famílias dos dois estudantes mortos: “Envio minhas mais sinceras condolências e respeitos dos Estados Unidos da América”.

Ele também disse ter “grande respeito” pelo homem que enfrentou um dos agressores na Austrália, chamando-o de “uma pessoa muito, muito corajosa”.

“Estamos aqui para celebrar o Natal e […] acho que hoje podemos dizer, em voz alta, que celebramos o Hanukkah, porque aquele foi um ataque horrível, um ataque puramente antissemita”, disse ele à multidão reunida na Casa Branca decorada para celebrar as festas de fim de ano.

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *