Na Austrália, um pedestre filmado imobilizando e desarmando um homem armado durante um ataque em que 12 pessoas morreram em um evento do feriado judaico na praia de Bondi, em Sydney, neste domingo (14), foi aclamado como um herói cujas ações potencialmente salvaram vidas.
Imagens que viralizaram nas redes sociais mostram um homem de camisa branca correndo em direção a um homem de camisa escura, que está segurando um rifle, em um estacionamento.
Ele então ataca o homem armado por trás, arrancando o rifle de suas mãos antes de apontar a arma de volta para ele.
O vídeo mostra então o homem de camisa escura perdendo o equilíbrio e recuando em direção a uma ponte onde outro atirador estava localizado, enquanto o pedestre coloca a arma no chão.
A Reuters confirmou o vídeo através de imagens verificadas que corroboram a autenticidade dos mesmos homens.
A Reuters também verificou que os homens armados no vídeo são os mesmos indivíduos vistos cercados pela polícia em imagens corroborativas verificadas, através de suas roupas.
Um dos suspeitos foi morto e outro está em estado crítico após o tiroteio. A polícia informou que está investigando se um terceiro atirador está envolvido.
As imagens da ação do pedestre se espalharam rapidamente nas redes sociais, com pessoas elogiando a coragem do homem e afirmando que suas ações poderiam ter salvado muitas vidas. Sua identidade não foi divulgada imediatamente.
“Um herói australiano (um civil qualquer) desarma o agressor e toma a arma dele. Algumas pessoas são corajosas, e outras são… seja lá o que isso signifique”, disse uma pessoa na plataforma X, compartilhando o vídeo.
“Este australiano salvou inúmeras vidas ao desarmar um dos terroristas na praia de Bondi. HERÓI”, disse outro.
Chris Minns, primeiro-ministro do estado de Nova Gales do Sul, onde fica Sydney, disse que foi “a cena mais inacreditável que já vi”.
“Um homem se aproximando de um atirador que havia disparado contra a comunidade e, sozinho, o desarmando, colocando sua própria vida em risco para salvar a vida de inúmeras outras pessoas.”
“Aquele homem é um verdadeiro herói , e não tenho dúvidas de que muitas, muitas pessoas estão vivas esta noite graças à sua bravura.”
O primeiro-ministro Anthony Albanese elogiou as ações dos australianos que “correram em direção ao perigo para ajudar os outros”.
“Esses australianos são heróis e sua bravura salvou vidas”, disse ele em uma coletiva de imprensa.