A Operação Natalina 2025, realizada pela PMMG (Polícia Militar de Minas Gerais) em todo o estado, foi lançada na última sexta-feira (05) e contou com a presença do vice-governador do estado Mateus Simões. “Estamos dando início à Operação Natalina 2025, desta vez com a mobilização adicional de 5 mil policiais para garantir que o comércio possa caminhar bem e que as pessoas possam andar com tranquilidade nas ruas e Minas Gerais possa permanecer como um dos estados mais seguros do país”, disse Mateus Simões.
A operação acontece nas ruas de todas as cidades mineiras até o dia 31 de dezembro e o foco principal é a prevenção de delitos, principalmente crimes contra o patrimônio e também aumentar a sensação de segurança da população por meio de ações policiais de proximidade e com aumento de efetivo nas ruas.
Segundo o Governo do Estado, “além do policiamento rotineiro, a ação conta com um reforço de militares, incluindo efetivo das áreas administrativas, dos CPE (Comandos de Policiamento Especializado), de CME (Missões Especiais) e de Comave (Aviação do Estado) e do Bepe (Batalhão de Policiamento de Eventos).”
Os agentes realizam policiamento a pé e com viaturas em locais estratégicos, aumentando a visibilidade e consequente preservação da ordem pública. Este ano, a corporação vai contar também com o uso de tecnologias como videomonitoramento, reconhecimento facial, drones e o Sistema Hélios, que recebe informações de detecções de placas de veículos feitas por câmeras que possuem tecnologia de leitura inteligente.
BH terá novo sistema de monitoramento e segurança inspirado no Smart Sampa
Além do início da Operação Natalina, houve também o lançamento da campanha publicitária de prevenção a furtos batizada de “Fica ativo, sô!”. A ideia é utilizar estratégias de mídia diversificada para maximizar o alcance das orientações de segurança e fomentar a consciência preventiva da população.
“Essa é uma campanha que tem por objetivo dar dicas de comportamento nas ruas, porque, por mais que a gente tenha policiamento, há sempre algum espertalhão para tentar bater uma carteira ou pegar um celular quando a pessoa está distraída. Então, a ‘Fica ativo, sô!’ visa ensinar o mineiro a se proteger quando ele estiver andando em áreas de grande circulação de pessoas”, explicou Simões.
O foco é a prevenção dos crimes de furtos a pedestres, comércios, residências e veículos. As dicas serão veiculadas por meio de redes sociais, mídia externa, como backbus, painéis de LED, bancas de revistas, abrigos de ônibus e cartazes informativos fixados em pontos estratégicos das cidades.
Dados divulgados pelo Governo do Estado, mostram que desde 2019, houve aumento de 60% nos investimentos na segurança pública de Minas Gerais, o que levou o estado à posição de vice-líder no ranking de maior sensação de segurança do Brasil em 2023, além da redução de crimes violentos de 95,5 mil em 2018 para 32,3 mil em 2024