Após estrelas sucessos como “Ainda Estou Aqui” e “O Auto da Compadecida 2”, Selton Mello, 52, agora assume um novo desafio na carreira: vai dirigir e protagonizar a adaptação cinematográfica de “O Alienista”, baseada no conto de Machado de Assis.
Com produção assinada pela Conspiração, essa será a primeira de duas obras desenvolvidas em parceria entre a produtora e o ator.
Qual a história de “O Alienista”?
De acordo com comunicado enviado à CNN, o filme promete reinterpretar o humor, sensibilidade e uma crítica contemporânea a obra-prima do autor brasileiro, explorando temas atemporais como saúde mental, ciência e os limites do poder.
No enredo, Selton vive o doutor Simão Bacamarte, um médico que retorna à pacata cidade de Itaguaí determinado a fundar um manicômio para o tratamento de pessoas com distúrbios mentais, a famosa “Casa Verde”. No entanto, à medida que suas teorias se radicalizam, todos os moradores passam a ser alvo de suspeitas, levantando inquietações sobre quem realmente está são ou louco.
A obra – atualmente em fase de desenvolvimento – promete unir a já reconhecida maestria narrativa de Selton a uma estética visual imersiva, equilibrando o tom irônico e satírico de Machado com uma linguagem cinematográfica irreverente e contemporânea.
“Levar ‘O Alienista’ para as telas é um sonho de mais de vinte anos. Quem é maluco? Qual o limite tênue entre razão e insanidade? Uma alegria enorme, ao lado da Conspiração e parceiros que anunciaremos em breve, trabalhar com este material tão clássico quanto atual. Machado de Assis é nosso mestre absoluto da literatura e chegou a hora de oferecer esta história estupenda ao grande público.”, afirma Selton, que comemora 40 anos de carreira.