Enchentes obrigam moradores a deixarem casas na Grécia

As fortes chuvas fizeram com que o rio Enipeas transbordasse no sábado (6), inundando a vila de Anochori, perto de Farsala, na Grécia, e levando as autoridades a emitir um alerta de emergência, aconselhando os moradores a se deslocarem para terrenos mais altos.

Na aldeia, a água invadiu casas, quintais e ruas, deixando veículos submersos e bloqueando o acesso à cidade vizinha de Katochori.

Moradores, incluindo Chrysostomos Papakonstantinou, trabalharam para bombear a água de seus quintais e porões. Eles afirmaram que a área sofreu inundações repetidas nos últimos anos e que a infraestrutura fluvial danificada, incluindo uma ponte destruída anteriormente por outra tempestade, não foi reparada.

“As casas na periferia da aldeia ficam numa grande depressão, por isso a maior parte da água se acumula ali. Quando os rios transbordam, a água vem do outro lado da aldeia e entra nas nossas casas”, disse Chrysostomos.

“Nem a prefeitura nem as autoridades regionais fizeram nada. Nenhuma obra, nada. O mesmo problema se repete todo ano. Alagamos toda vez que chove. Chegou a um absurdo”, acrescentou ele.

A tempestade Daniel, considerada pelos meteorologistas a pior a atingir a Grécia desde o início dos registros em 1930, devastou a região em 2023, matando 15 pessoas e despejando mais chuva do que nunca antes registrado, antes de seguir para a Líbia, onde mais de 2.500 pessoas morreram em uma grande inundação.

 

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *