Itália amplia visto de trabalho para brasileiros descendentes de italianos

A Itália decidiu flexibilizar a obtenção de vistos de trabalhos para descendentes de italianos de alguns países, incluindo o Brasil.

Todo ano, o país europeu define um limite na quantidade de vistos de trabalho para cidadãos estrangeiros. Porém, um decreto publicado no diário oficial do governo regulamenta que essa quantidade será ilimitada para países que tenham mais de 100 mil cidadãos italianos.

Além do Brasil, essa norma beneficiará Argentina, Estados Unidos, Austrália, Canadá, Venezuela e Uruguai.

“Considera-se apropriado incentivar o retorno da imigração de descendentes de cidadãos italianos residentes nos países mencionados”, destaca o decreto.

Para conseguir o visto de trabalho da Itália é necessário comprovar ascendência italiana e apresentar um contrato de trabalho.

A medida foi tomada em meio à escassez de mão de obra no país italiano. A queda na taxa de natalidade e envelhecimento da população também aumentam a pressão para a necessidade de atrair novos trabalhadores.

De toda forma, isso acontece em um momento em que a Itália está endurecendo as regras de obtenção da cidadania.

Uma nova lei determina que a cidadania seja reconhecida apenas para duas gerações de descendentes (filhos e netos) de italianos, ao contrário do que ocorria anteriormente, quando qualquer geração podia solicitar o reconhecimento.

*com informações da Reuters

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *