Guia de K-pop: conheça 5 supergrupos formados por idols de grupos famosos

Integrantes de grupos famosos de K-pop como “SHInee”, “Exo” e “Red Velvet” já se reuniram em projetos históricos ao longo da carreira. Os “supergrupos” têm um grande impacto para a indústria musical coreana, mas esse tipo de junção não é muito comum na cultura pop ocidental.

Já imaginou se Jade Thirlwall e Perrie Edwards, do Little Mix, gravassem músicas em estúdio e participassem de apresentações ao vivo com Camila Cabello, ex-integrante do Fifth Harmony? Pois é… acho que nem todo mundo consegue ver essa possibilidade, mas no K-pop, esse tipo de união acontece com uma certa frequência.

Álbuns inteiros e até turnês mundiais já aconteceram a partir do encontro de Idols de diferentes grupos, como a “We Are The Future Live”, do SuperM, que se iniciou em novembro de 2019. Membros do “Shinee”, “EXO“, “NCT” e “Wavy” deram origem a uma nova formação, que já nasceu do sucesso.

 5 supergrupos formados por Idols de grupos famosos

Formado por Taemin (SHINee), Baekhyun (EXO), Kai (EXO), Taeyong (NCT 127), Mark (NCT 127), Ten (WayV) e Lucas (WayV/NCT), o nome “SuperM” tem o “M” representando “Matrix” e “Master”, para representar a ideia de que esse é um grupo formado a partir de artistas já consagrados no K-pop.

Além da turnê “We Are The Future Live”, o SuperM lançou o EP “SuperM – The 1st Mini Album”, em 2019, e o álbum “Super One” em 2020. O projeto deu origem a hits como “Jopping”,”Tiger Inside” e “100”.

O “GOT the beat” é um girlgroup formado por BoA (solista), Taeyeon e Hyoyeon (Girls’ Generation), Seulgi e Wendy (Red Velvet) e Karina e Winter (aespa). O nome do grupo representa a ideia de “Girls On Top”, reunindo algumas das artistas femininas mais consagradas da SM Entertainment em uma única formação.

Com o single “Step Back”, o grupo estreou em 2022 e realizou apresentações em shows, como a SMTOWN LIVE, entregando performances poderosas e coreografias marcantes. Entre seus lançamentos, estão faixas como “Step Back”, “Stamp On It” e “God’s Menu” (versão remix / performance special).

O projeto especial da Starship Entertainment, criado em 2016, é formado por membros do MONSTA X (Shownu, Wonho, Minhyuk, Kihyun, Hyungwon, Joohoney, I.M) e WJSN (Seola, Exy, Soobin, Eunseo, Yeoreum).

Através de singles e conteúdo digital, o “Y-TEEN” não atuava como um grupo fixo tradicional, mas como uma colaboração promocional com a empresa de telefonia KT, servindo de propaganda para o plano de celular “Y Teen”.

‘Station Young” foi uma unidade especial e temporária da SM, composta por Seulgi (Red Velvet), SinB (GFriend), Chungha (solista) e Soyeon ((G)I‑dle). Formado em 2018, o supergrupo é pare do projeto Station X 0, cuja ideia original era lançar um single digital novo toda semana.

O único single lançado pelo grupo foi o hit “Wow Thing”, que traz vocais fortes e uma mensagem de empoderamento e confiança.

Mais um grupo da SM Entertainment para fechar a lista. O “SM The Ballad” foi criado em 2010, visando mostrar um lado mais sentimental dos artistas da empresa. Com foco nos vocais, o projeto teve duas formações.

Em 2010, o grupo era composto por Kangta (H.O.T), Jaejoong (JYJ / ex-TVXQ), Kyuhyun (Super Junior) Tracy/Dana (vocalista convidada) e Jay Kim (solo). O álbum “Miss You” foi lançado a partir dessa união.

Em 2014, a formação oficial passou a ser Yesung (Super Junior), Taeyeon (Girls’ Generation), Jino (ex-Myname), Jay Kim (solo) e Krystal (f(x)). Da nova composição, surgiu o álbum “Breath”.

*Sob supervisão de Ana Beatriz Dias

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *