Quatro são presos em operação contra roubo de cargas de cigarros em SP

Quatro pessoas foram presas temporariamente após uma operação contra uma quadrilha especializada em roubo de cargas de cigarros na manhã desta terça-feira (2). São cumpridos 11 mandados de busca e apreensão e cinco de prisão na capital paulista, Guarulhos, e Atibaia.

A operação foi realizada pela 4ª Divisão de Investigações sobre Crimes contra o Patrimônio, do Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais). Durante a ação foram apreendidos o menos 1,9 mil maços de cigarros, possivelmente roubados.

‘Coworking’ do crime: grupo é preso em mansão usada para estelionatos em SP

Os alvos estão envolvidos em ataques cujo objetivo é a subtração de cigarros • Reprodução/Polícia Civil
Os alvos estão envolvidos em ataques cujo objetivo é a subtração de cigarros • Reprodução/Polícia Civil

Três envolvidos foram presos na cidade de São Paulo nos bairros Vila Paiva, na zona Norte, Parelheiros e Cidade Dutra, na Zona Sul, e o quarto foi preso em Guarulhos, na Grande São Paulo.

Dez pessoas são presas em operação contra falsificação de bebidas em SP

De acordo com a SSP (Secretaria de Segurança Pública), a ação segue em andamento.

Entenda a operação

Pelo menos três funcionários terceirizados integravam o esquema, fornecendo informações privilegiadas sobre rotas e facilitando a ação criminosa. Eles repassavam aos comparsas os trajetos das entregas, indicando horários e locais estratégicos para os assaltos.

Além disso, o trio também recrutava motoristas dispostos a entregar as cargas ao bando e a registrar falsos boletins de ocorrência para simular roubos.

As investigações tiveram início em junho deste ano, quando policiais da 4ª Disccpat receberam uma denúncia sobre um veículo dublê usado em roubos na região da Penha, zona leste da capital.

O carro passou a ser monitorado até se envolver em um roubo de carga de cigarros. Na ocasião, dois suspeitos foram presos, parte da mercadoria foi recuperada e uma arma foi apreendida.

Fábio Sandrin, delegado responsável pela operação, afirmou que a prisão da dupla permitiu identificar outros integrantes da quadrilha.

Em setembro, outros quatro criminosos haviam sido detidos em uma primeira fase da operação, o que levou à identificação dos cinco alvos da ação desta terça-feira, entre eles os prestadores de serviços envolvidos no repasse das informações.

*Sob supervisão de Carolina Figueiredo

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *