Roteirista iraniano é premiado por filme em dia que é condenado à prisão

O roteirista Jafar Panahi, diretor e roteirista por trás de “Foi Apenas Um Acidente”, foi premiado no Gotham Awards como Melhor Roteiro Original. A data também marca a sua condenação a um ano de prisão.

De acordo com informações da revista Variety, o cineasta foi condenado por “atividades de propaganda” contra o atual governo do Irã, seu país natal. Segundo seu advogado, a sentença inclui um banimento de viagens com duração de dois e a proibição de se associar a quaisquer grupos políticos ou sociais.

Com a vitória no Gotham Awards, “Foi Apenas Um Acidente” superou o brasileiro, “O Agente Secreto”. Pelo longa nacional, Wagner Moura concorreu como Melhor Performance de Protagonista, mas não levou o prêmio. Veja aqui a lista de vencedores da premiação. 

Durante a cerimônia, Panahi ainda recebeu os prêmios de Melhor Diretor e Melhor Filme Internacional.

Esta não é a primeira vez que o cineasta é detido, acusado por suposta propaganda contra o regime iraniano e foi preso em duas ocasiões – liberado após entrar em greve de fome. A Justiça iraniana também o proibiu de continuar a fazer filmes, o que ele não obedeceu.

“Foi Apenas um Acidente” fez parte da 49ª Mostra Internacional de São Paulo e está disponível no Brasil pela Mubi.

*Com informações de Giovana Christ, da CNN Brasil

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *