Paz na Ucrânia deve ser duradoura, diz Zelensky

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse que sua conversa de várias horas com o presidente francês, Emmanuel Macron, se concentrou em como acabar com a guerra, acrescentando que a paz na Ucrânia deve ser realmente duradoura.

“A guerra deve terminar o mais rápido possível. Muito agora depende do envolvimento de cada líder. Também falaremos com outros líderes hoje”, declarou Zelensky, que estava em visita a Paris, em um post no X.

Reunião com americanos

O secretário de Estado americano, Marco Rubio, afirmou que a reunião de domingo (30) entre altos funcionários dos EUA e da Ucrânia foi “uma sessão muito produtiva e útil, na qual houve avanços adicionais”, mas ainda há muito trabalho a ser feito.

“Continuamos realistas quanto à dificuldade desta situação, mas à medida que avançamos, creio que existe uma visão compartilhada de que não se trata apenas de acabar com a guerra – o que é muito importante –, mas sim de garantir o futuro da Ucrânia, um futuro que esperamos ser mais próspero do que jamais foi”, disse Rubio em breves declarações após a reunião de várias horas no sul da Flórida.

O principal diplomata americano afirmou que as equipes não estavam trabalhando apenas em termos que pusessem fim aos combates entre a Ucrânia e a Rússia, mas também em “termos que preparassem a Ucrânia para a prosperidade a longo prazo”.

Ele afirmou que as duas partes começaram a preparar o terreno para isso na semana passada, em Genebra, na Suíça, e continuaram o processo por meio de comunicações ao longo da semana.

“Hoje, demos continuidade a esse progresso, mas ainda há muito trabalho a ser feito”, disse ele.

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *