Unesp recebe ex-ministro Cristovam Buarque em palestra gratuita em SP

O NEAv (Núcleo de Estudos Avançados) da Unesp recebe nesta quarta-feira, dia 26, o engenheiro, economista e professor Cristovam Buarque, 81, no ciclo de palestras e debates promovido pelo núcleo, ligado à Reitoria da Unesp.

Ex-reitor da UnB (Universidade de Brasília) nos anos 1980, Cristovam Buarque ministrará a palestra “A universidade é o atalho para reunir democracia e humanismo” no auditório da Biblioteca Mário de Andrade. O evento será das 10h às 12h, com entrada gratuita.

Uma vida dedicada à educação

Ex-senador da República e ex-ministro da educação em parte do primeiro mandato do governo Lula, Buarque tem sua trajetória vinculada a políticas públicas ligadas ao universo da educação.

Quando foi governador do Distrito Federal, nos anos 1990, criou o “Bolsa-Escola”, programa de transferência de renda atrelado à participação escolar que anos mais tarde foi adotado no governo federal pelo presidente Fernando Henrique Cardoso e se tornou o embrião do “Bolsa-Família”, principal programa de transferência de renda do país.

Em 2006, Cristovam Buarque, que já foi filiado ao PT, ao PDT e ao Cidadania, lançou-se candidato à Presidência da República tendo como pauta principal o investimento em educação no sentido de reduzir desigualdades e promover o desenvolvimento socioeconômico brasileiro.

Rotulado na época de “candidato de uma nota só”, Buarque passou anos escrevendo sobre o potencial transformador da educação em jornais e revistas do Brasil, reunindo seus principais artigos deste período no livro “Uma nota só”, um de seus títulos mais recentes.

O ex-reitor da UnB, que também é professor emérito daquela universidade, já publicou 33 livros, entre os quais três infantis, a respeito de temas de economia, história e sociologia, além de educação.

Debate público nacional

Coordenado pelo professor Eduardo Colombari, o NEAv-Unesp (Núcleo de Estudos Avançados da Universidade Estadual Paulista) tem como missão auxiliar a gestão universitária fornecendo subsídios científicos e intelectuais para a tomada de decisões institucionais e, neste sentido, configura-se como um espaço de produção intelectual colaborativa que busca contribuir para o debate público nacional com análises de questões fundamentais que permeiam as diversas áreas do conhecimento humano.

“A universidade é o atalho para reunir democracia e humanismo” 

  • Data: 26 de novembro de 2025
  • Horário: 10h às 12h
  • Local: auditório da Biblioteca Municipal Mário de Andrade: Rua da Consolação 94, ao lado da Praça Dom José Gaspar.
  • Metrô: estações Anhangabaú (linha vermelha) e República (linha amarela)

 

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *