Pirelli atualiza pneus para a F1 em 2026 e abandona tipo mais macio

A Pirelli anunciou hoje quais serão os compostos disponíveis na Fórmula 1 em 2026, trazendo uma novidade: a exclusão do tipo mais macio, o C6, que tinha sido introduzido no início da temporada.

Ele teve sua estreia no GP de Emilia-Romagna, em maio, e desde então foi utilizado em mais três etapas. Mas novos testes feitos pela fabricante indicaram que sua performance era muito similar a dos pneus C5.

“Após concluir uma análise na última sessão de testes na Cidade do México, a empresa italiana, com a aprovação da FIA, estabeleceu quais compostos serão homologados em 15 de dezembro”, anunciou a Pirelli em comunicado, nesta segunda (24).

Ainda segundo a fabricante, a construção dos pneus foi finalizada em 1º de setembro, levando ao máximo em consideração as mudanças impostas pelo novo regulamento, que será introduzido em 2026.

“Esse fator complicou os testes, já que não foi possível testar os pneus em carros de 2026 reais, que utilizarão pneus de 18 polegadas ligeiramente mais estreitos que os atuais”, esclareceu a empresa.

A gama de pneus de pista seca será composta de cinco tipos: do C1, mais duro, até o mais macio, o C5, todos com um perfil semelhante ao atual.

A Pirelli afirmou que tentou garantir que exista uma diferença de performance  entre os compostos para garantir mais opções de estratégia para as equipes.

“Testes mais recentes mostraram que a diferença de tempo entre os protótipos C5 e C6 era pequena demais em comparação com os demais, sem oferecer qualquer vantagem significativa de desempenho”, concluiu a empresa.

Um teste final ainda está marcado para 9 de dezembro, logo depois do GP de Abu Dhabi, no circuito de Yas Marina.

Ele será realizado pelos pilotos titulares da categoria em um carro-mula, enquanto jovens pilotos também irão à pista nos carros de 2025, equipados com os pneus atuais.

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *