Fortes chuvas e ventos atingiram o Hospital João XXIII em Belo Horizonte (MG), durante a tarde deste domingo (23). Os temporais causaram diversos vazamentos que inundaram o ambulatório e salas de raio X da unidade hospitalar.
Segundo a direção do hospital, que pertence à Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), devido aos incidentes, pacientes tiveram que ser remanejados para outras alas.
Vídeos gravados por testemunhas mostram um grande volume de água saindo do teto, e inclusive, de lâmpadas e tomadas do hospital. Veja abaixo:
Além disso, com o temporal, muitas folhas caíram e entupiram as calhas do local. Equipes de manutenção e engenharia predial foram acionadas e atuam nos reparos necessários.
“As intervenções emergenciais devem restabelecer o funcionamento adequado das áreas atingidas nas próximas horas”, reforçou a direção.
Segundo relatos cedidos à Itatiaia, um médico que atende no Hospital João XXIII demonstrou preocupação com os equipamentos. Ele também apontou que se trata de água contaminada, que pode gerar infecções.
“Pode estragar absolutamente tudo, computador, monitor, insumos (gesso, gaze, algodão, esparadrapos). Não sei se está assim no hospital todo, mas pode estragar aparelho de raio-x, tomógrafo, interditar salas de cirurgia. Essa água é toda contaminada e aumenta o risco de infecção, o risco de queda”, afirmou.
*Sob supervisão de Pedro Osorio