Mapa do caminho fica de fora do texto final da COP30, diz Corrêa do Lago

O “mapa do caminho”, proposta do Brasil para o fim da dependência dos combustíveis fósseis no mundo, não será incluído na carta final da COP30. A informação foi confirmada pelo presidente da 30ª edição da Conferência do Clima, André Corrêa do Lago.

“O roadmap, nós vamos anunciar, será uma iniciativa da presidência brasileira. Não fica no texto”, disse o embaixador na manhã deste sábado (22) ao site Amazônia Vox, nos corredores da Blue Zone.

A proposta brasileira contou com o apoio de mais de 80 países, mas enfrenta significativa resistência de nações produtoras de petróleo, em especial a Arábia Saudita. O argumento é que qualquer menção aos combustíveis fósseis pode comprometer o desenvolvimento econômico de diversas nações produtoras e dependentes da commodity.

Negociadores do alto escalão passaram a madrugada discutindo os principais pontos para chegar a um consenso final. Após horas de debate, a presidência da Conferência do Clima marcou plenárias de encerramento para 10h.

“Eu acho que a gente vai ter a aprovação de muitos documentos, por volta das 10h30. É um resultado de conseguir 195 países concordarem com a quantidade de documentos que a gente aprovou…foi muito bom, os países colaboraram muitíssimo”, afirmou Corrêa do Lago.

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *