A ascensão do populismo tem uma forte conexão com as transformações no mercado de trabalho impulsionadas pelo avanço tecnológico, especialmente a partir do ano 2000, conforme análise do sociólogo José Pastore, durante participação no programa ‘WW Especial’, da CNN.
“Enquanto as tecnologias anteriores substituíam principalmente trabalhos manuais e repetitivos, as inovações atuais, como a Inteligência Artificial, estão afetando significativamente profissões intelectuais”, afirma.
Segundo o sociólogo, as mudanças tecnológicas têm impactado diretamente profissionais tradicionalmente associados à classe média e caracterizados pelo uso intensivo do raciocínio. Ele destaca que com a implementação dessas novas tecnologias, muitos trabalhadores foram deslocados de suas posições originais, provocando uma alteração significativa no padrão de mobilidade social.
“O fenômeno tem resultado em um processo de mobilidade social descendente, onde indivíduos que historicamente experimentavam uma trajetória ascendente em relação às gerações anteriores agora enfrentam um declínio em seu status social e econômico”, pontua.
Este cenário de declínio social, explica Pastore, gera um profundo descontentamento entre os profissionais afetados, que se tornam mais suscetíveis a discursos populistas.
“Líderes com essa orientação política frequentemente capitalizam esse sentimento ao prometer a restauração de um passado idealizado ou a construção de um futuro mais próspero, encontrando ressonância entre aqueles que experimentaram essa degradação em suas condições de vida e trabalho”, conclui.
WW Especial
Apresentado por William Waack, o programa é exibido aos domingos, às 22h, em todas as plataformas da CNN Brasil.
O Clube de Membros da CNN Brasil no YouTube está no ar. Faça parte e receba conteúdos especiais, bastidores e indicações do time de jornalismo da CNN. Como assinante, você terá acesso liberado à íntegra e a cortes do WW Especial, além de ter a sua pergunta respondida pelos apresentadores do Fora da Ordem. Clique aqui e participe!