Em meio a COP30 (30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança de Clima), o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) apresentou, nesta sexta-feira (21), um novo Sistema Nacional de Transparência Climática do Brasil.
A plataforma “DataClima” tem como objetivo centralizar as principais informações relacionadas à mudança do clima no país. Os dados deverão ser utilizados para a elaboração dos relatórios bienais de transparência.
O sistema apresentará as informações do Inventário Nacional de emissões de gases de efeito estufa e do acompanhamento das metas da Contribuição Nacionalmente Determinada. Ele será composto por cinco módulos.
Conforme divulgado, os módulos apresentarão dados sobre adaptação à mudança do clima, envolvendo vulnerabilidades, riscos e impactos climáticos; e de políticas públicas, como cenários de implementação de políticas de mitigação e adaptação.
Além disso, o item “meios de implementação”, que abrange, financiamento climático, transferência de tecnologia e capacitação recebidos e necessários, também fará parte de um módulo.
O projeto contou com apoio do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade, e foi financiado com US$ 4,2 milhões da Iniciativa para Construção de Capacidades para Transparência do GEF (Fundo Global para o Meio Ambiente).
“A construção do DataClima marca o início de uma nova era na governança climática brasileira. Reunimos tecnologia de ponta, processos robustos e, acima de tudo, pessoas capacitadas para transformar dados em ações concretas pelo clima”, destaca o coordenador-geral de Ciência do Clima do MCTI, Márcio Rojas.
*Sob supervisão de Thiago Félix