Japão diz que manterá construção de laços com China após fala sobre Taiwan

A posição do Japão em relação à consolidação de “laços construtivos e estáveis” com a China não mudará, afirmou a primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi, nesta sexta-feira (21), enquanto as relações entre os dois países continuam a se deteriorar.

“O presidente Xi e eu confirmamos a direção-geral de promover de forma abrangente uma relação estratégica e mutuamente benéfica, bem como de construir uma relação construtiva e estável. Não há absolutamente nenhuma mudança nessa posição”, declarou Takaichi à imprensa em Tóquio nesta sexta-feira (21), antes de embarcar para participar da Cúpula do G20 em Joanesburgo.

A disputa diplomática entre a China e o Japão se intensificou desde que a primeira-ministra declarou ao Parlamento, em 7 de novembro, que um hipotético ataque da China a Taiwan, território governado democraticamente, poderia desencadear uma resposta militar de Tóquio.

Questionada por repórteres se os comentários anteriores, de que uma eventualidade em Taiwan poderia constituir uma “crise existencial” para o Japão, ela afirmou que caberia ao governo decidir sobre essa classificação com base em “todas as informações disponíveis” em cada circunstância.

“Quais situações se qualificam como crise existencial serão determinadas pelo governo por meio de uma avaliação abrangente de todas as informações disponíveis, com base nas circunstâncias específicas e concretas da situação real que ocorrer. Foi assim que se decidiu e assim será.”

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *