A CNN Brasil visitou, nesta quinta-feira (20), o Theatro da Paz, patrimônio histórico do país, repleto de traços culturais amazônicos e europeus, localizado em Belém, capital do Pará, onde ocorre a COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas).
O teatro, reconhecido como patrimônio histórico no Brasil desde 1963, está em um processo para tornar-se patrimônio mundial pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). A decisão sobre essa importante certificação está prevista para março de 2026.
O produtor do Theatro da Paz, Nilo Nunes, denomina a indicação como “um momento de muita alegria”.
“Nós tínhamos um teatro pensado para uma elite antigamente e hoje nós temos um teatro democratizado, com ações pensadas para o acesso do público. O teatro é de todos para todos”, afirmou o produtor.
A construção histórica foi inspirada no Teatro alla Scala de Milão. O teatro, que comporta cerca de mil lugares, possui características únicas, como suas tradicionais cadeiras de palha, que contribuem para uma acústica excepcional.
Nos primeiros dias da COP30, o espaço sediou uma programação especial com destaque a ópera I-Juca Pirama, que celebra o universo indígena e a preservação ambiental.
A reportagem ainda conversou com a cantora paraense Zaynara, 24, que também já se apresentou no teatro.
“Como artista, eu vejo muito potencial no que a gente faz para levar esses assuntos para a população, trazer essa educação popular de fato. Às vezes a gente vê esses temas [ambientais] muito importantes sendo debatidos, mas de forma muito técnica. Eu acredito que a arte tenha esse poder de aproximar e trazer as pessoas para pautas importantes através da música”, disse a cantora.