O PSOL pediu nesta quarta-feira (19) à PF (Polícia Federal) a prisão imediata do deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ). A solicitação ocorreu após o portal PlatôBR publicar que Ramagem está em Miami, nos Estados Unidos.
O argumento é de que a viagem do ex-diretor da Abin (Agência Brasileira de Inteligência), condenado por tentativa de golpe, configura risco de fuga.
“Segundo amplamente noticiado por veículo de imprensa, o Deputado Federal Alexandre Ramagem estaria residindo nos Estados Unidos, em condomínio de luxo na cidade de North Miami, o que potencialmente configura risco de fuga ou impedimento de execução de pena”, diz o documento assinado pelo deputado Henrique Vieira (Psol-RJ).
O parlamentar também pede que, caso ele esteja realmente fora do Brasil, sejam adotadas medidas como pedido de extradição ou cooperação internacional com autoridades dos EUA.
Procurada, a defesa de Ramagem não quis se manifestar. A CNN também procurou o PL e aguarda retorno.
Ramagem foi condenado pela Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) a 16 anos, um mês e 15 dias de prisão em regime inicial fechado. A Suprema Corte determinou, por maioria, a perda do mandato de deputado federal. A decisão, no entanto, precisará ser referendada pela Câmara após o transitado em julgado.
Passaporte
Segundo o acórdão do STF publicado na noite da última segunda-feira (17), todos os réus do núcleo 1 da ação referente a trama golpista — incluindo Alexandre Ramagem — estão proibidos de deixar o país e tiveram de entregar todos os seus passaportes, nacionais e estrangeiros, como medida cautelar para evitar risco de fuga e garantir o andamento do processo.
A CNN apurou que a PF investiga se Ramagem teria deixado o Brasil pela fronteira terrestre e, a partir de um país vizinho, embarcado posteriormente para os Estados Unidos.