O Salão do Automóvel de São Paulo está de volta em sua 31ª edição após um hiato de sete anos. O evento acontece para o público geral entre 22 a 30 de novembro, no Anhembi, no entanto, membros da imprensa já puderam ter um gostinho do que a mostra reserva para os amantes de carros.
A adição conta com mais de 20 montadoras, experiência interativas, lançamentos de diversas marcas e anúncios importantes para o setor automotivo. A mostra automotiva, contudo, chegou em um novo formato de coletivas que distanciou os jornalistas dos novos produtos.
Das dez montadoras marcadas para o primeiro dia de coletivas no Salão, metade são marcas chinesas, como Geely, GAC, Omoda & Jaecoo, GWM e Caoa Chery.
A Renault foi a marca que estreou as coletivas para a imprensa, nesta quarta-feira (19), e realizou dois anúncios para o mercado brasileiro. O Koleos e a picape Niagara chegam ao país em 2026.
O Renault Koleos é um híbrido full que chega na versão Esprit Alpine. Nesta versão, o SUV do segmento D tem 241 cv de potência e 55,5 kgfm de torque. Em dimensões, o Renault Koleos tem 4,77 metros de comprimento: tamanho próximo ao Jeep Commander.
Além do SUV, a marca também anunciou que a picape Niagara chegará ao Brasil em 2026. A produção será concentrada na Argentina e a mecânica é compartilhada do Boreal.

Geely
A marca foi a segunda a apresentar durante as coletivas de imprensa. A chinesa apresentou os carros já lançados EX5 e EX2 e falou um pouco sobre estoque de peças e também anunciou 40 concessionárias para 2026.
A empresa também revelou que o Geely EX5 EM-I será o primeiro modelo nacional da marca no Brasil. O modelo é construído sobre a plataforma GEA (Global Intelligent Architecture) e a produção faz parte do acordo de R$ 3,8 bilhões em parceria com a Renault.
O EX5 chega no primeiro semestre como importado para depois dar início à produção nacional no complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR).

Omoda & Jaecoo
A Jaecoo revelou dois modelos para o mercado brasileiro. Os novos Jaecoo 8 e Jaecoo 5 vão integrar o line-up da marca em 2026.
O SUV compacto híbrido Jaecoo 5 tem 4,38 metros de comprimento e mais de 200 cv de potência combinada. Por dentro, traz tecnologia embarca com tela de 13,2 polegadas e pacote ADAS de assistência à condução. Já o Jaecoo 8 chega com versão para 6 ou 7 passageiros e combina um motor 1.5 turbo e dois motores elétricos. Com isso, a potência combinada passa dos 500 cv.

GWM
A marca chinesa focou a apresentação no novo Haval H6. O modelo é o principal produto da marca no Brasil e ganhou um novo design para a linha 2026.
A marca também trouxe dois modelos de luxo para exibição no Brasil. O Tank 700 e Wey G9 Max também marcam presença no Salão do Automóvel de São Paulo. Apesar disso, a marca não revelou se os modelos de luxo serão comercializados no Brasil.
O Tank 700 é um SUV de luxo voltado para o off-road com um powertrain híbrido plug-in 3.0T PHEV Hi4-T com 524 cv de potência e 81,5 kgfm de torque. Já a minivan de luxo da GWM é híbrida plug-in e tem bateria de 51,5 kWh de capacidade. São 5,41 metros de comprimento e configuração de seis lugares com assentos individuais.

Honda
A principal novidade da Honda é o cupê — um tipo de carroceria de automóvel com teto fixo, linha de teto traseira inclinada e geralmente duas portas, projetado para ser mais esportivo e com menos espaço interno do que um sedã — Prelude.
O hatchback chega no segundo semestre de 2026 e é equipado com propulsor que rende 203 cv de potência e 32 kgfm de torque. Em dimensões, o Honda Prelude tem 4,53 m de comprimento, 1,35 m de altura e 2,30 m de entre-eixos.
O Prelude tem quatro modos de condução: conforto, GT, sport e individual. A suspensão dianteira é independente McPherson e a traseira é do tipo Multi-link.

Kia
A marca inaugura uma nova era no mercado brasileiro e renova o portfólio de carros para 2026. Entre as novidades, o Kia Sorento volta a ser vendido no mercado brasileiro e chega em fevereiro de 2026.
Para o ano de 2026, o hatch híbrido Kia Stonic também está com o passaporte carimbado. O modelo ganhou um novo visual interno e externo e será lançado no 2º semestre. Além dele, a Kia também lançará no Brasil o EV3, PV5, Sportage, Kia K4 e a picape Kia Tasman.

Hyundai
A Hyundai confirmou para o Brasil o novo Ioniq 9, um SUV elétrico de sete lugares. Com 422 cv de potência e uma bateria de 110 kWh, o Ioniq 9 pode rodar 620 km pelo ciclo Inmetro. O carregamento pode ser realizado dos 10 a 80% em 24 minutos.
Em termos de aceleração, do zero aos 100 km/h o modelo atinge a velocidade em 4,9 segundos. A tração é integral e tem opções de rodas de 19, 20 e 21 polegadas.
No quesito segurança, o modelo tem 10 airbags, incluindo airbags de cortina para a terceira fileira, e pré-tensionadores de cinto de segurança para todos os assentos.

Toyota
Novidade para o Brasil, a Toyota confirmou o GR Yaris para o mercado nacional. O hot hatch chega em duas versões, com câmbio manual ou automático. Os primeiros compradores recebem o carro em abril de 2026.
O esportivo tem motor 1.6 turbo de três cilindros e 300 cv de potência, com 40,2 kgfm de torque. O carro tem pistões reforçados, sistema de injeção de combustível D-4ST com pressão elevada para 260 bar, radiador de óleo com sistema de refrigeração aperfeiçoado e um exclusivo pulverizador de água para o controle de temperatura do intercooler em situações de exigência extrema.

GAC
A GAC não conseguiu se apresentar durante o primeiro dia de coletivas de imprensa no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo. Contudo, a marca terá no estande o seu primeiro carro voador, o GAC GOVY AirCab, que chega ao país exclusivamente para exibição durante o evento.
O modelo foi revelado pela primeira vez no Salão Internacional do Automóvel e Expo da Cadeia de Suprimentos de Hong Kong 2025, marcando a entrada da montadora na mobilidade aérea, com foco na integração do transporte terrestre e aéreo.
No mercado chinês, o novo modelo está disponível para pré-venda por até 1,69 milhão de Yuans e tem um alcance de voo de até 30 quilômetros.

Caoa Chery
A montadora marcou presença no primeiro dia de coletivas com dois anúncios para o Brasil. O Tiggo 9 chega ao país como um super híbrido que une um motor a combustão e mais três motores elétricos. São mais de 500 cv de potência e tração AWD.
A cabine do SUV tem tela de 15,6 polegadas em resolução 4K com conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay. Na segurança, conta com 10 airbags.
A outra novidade é o Tiggo 5X, que entrou em pré-venda no Brasil. O modelo estreia um novo visual frontal e traseiro, com lanternas integradas e design mais moderno.
A tela também é integrada e tem 10,25 polegadas, cada. Ainda há um novo volante, um novo console central e carregamento sem fio de 50W.
