O Haiti está na Copa do Mundo de 2026. Na noite desta terça-feira (18), os haitianos venceram a Nicarágua por 2 a 0, contaram com o empate entre Costa Rica e Honduras e garantiram a vaga para um Mundial 52 anos depois da última participação.
Atuando como mandante em Willemstad, em Curaçao, por conta da profunda crise que assola o país, Haiti viu Louicius Don Deedson e Ruben Providence marcarem os gols da vitória que garantiu a seleção nacional na Copa do Mundo que acontecerá nos Estados Unidos, México e Canadá.
A última – e única – participação do Haiti em Copas foi em 1974, quando a equipe sofreu 14 gols em três jogos.
Além da vitória, os haitianos contaram com o empate por 0 a 0 entre Costa Rica e Honduras, em jogo disputado em San José, para que a vaga fosse assegurada.
A classificação fica ainda mais histórica por conta da situação do técnico Sébastien Migne, francês de 52 anos, que mesmo há 18 meses no cargo, nunca pisou no Haiti por conta das gangues armadas que tomaram o controle de Porto Príncipe, capital do país.
“É impossível porque é muito perigoso. Normalmente moro nos países onde trabalho, mas não posso aqui. Não há mais voos internacionais para lá”, disse ele à revista France Football.
Migne se baseou em informações sobre jogadores locais obtidas por telefone com dirigentes da federação haitiana de futebol. “Eles me deram informações e eu gerenciei a equipe remotamente.”
Honduas fora da repescagem
Honduras ficou fora até mesmo da repescagem da Copa do Mundo.
Os hondurenhos viram Suriname ficar com a segunda melhor campanha entre os segundos melhores colocados, por conta de um gol marcado no último minuto contra Guatemala.
Sendo assim, Jamaica e Suriname estão garantidos na repescagem mundial.
Situação do grupo