O Teatro Procópio Ferreira, conhecido por ter sido palco do programa “Sai de Baixo”, pode ser demolido. A Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) informou que há um processo de Alvará de Execução de Demolição em análise para o imóvel localizado na Rua Augusta, em São Paulo.
Construído em 1948 por Gastão Rachou, o Procópio Ferreira se tornou um dos símbolos culturais da cidade e ganhou projeção nacional ao sediar, por seis anos, as gravações do humorístico exibido pela TV Globo.
Apesar da relevância histórica, a Secretaria Municipal de Cultura (SMC) confirmou que o teatro não é tombado pelo Conpresp, o que permite que o pedido de demolição avance.
A SMC afirmou reconhecer “a importância histórica do Teatro, atendendo às demandas culturais da cidade de São Paulo”, e informou que responderá ao ofício encaminhado sobre o caso.
A família de Paulo Maluf, ex-prefeito de São Paulo, também se manifestou após associarem seu nome ao terreno.
Segundo a nota, Maluf transferiu, sem nenhum ganho, seus direitos sobre o imóvel aos demais coproprietários — os quatro filhos — e nunca exerceu qualquer poder de decisão ou gestão, sendo “factualmente incorreto” atribuir a ele qualquer participação em negociações imobiliárias envolvendo o espaço.