Fornecedores automotivos alemães ainda enfrentam escassez de fornecimento de chips provocada por uma disputa sobre a fabricante Nexperia, e o problema causa interrupção de produção na Bosch, afirmou a empresa nesta terça-feira (18).
China e Holanda têm travado uma batalha pelo controle da Nexperia, embora haja esperanças de que o impasse seja amenizado com o envio de uma delegação do governo holandês a Pequim nesta semana para tentar chegar a um acordo.
A Bosch disse que está enfrentando interrupção em três fábricas: Ansbach e Salzgitter, na Alemanha; e Braga, em Portugal.
“Continuamos a priorizar tudo o que podemos para atender nossos clientes e evitar restrições de produção ou mantê-las em um nível mínimo”, disse a companhia.
Os chips da Nexperia, com sede na Holanda, são tecnologicamente simples, mas onipresentes em sistemas eletrônicos de automóveis e outros produtos de consumo.
O governo holandês assumiu o controle da empresa chinesa em setembro por temer transferências de tecnologia, o que levou Pequim a restringir as exportações de produtos acabados da empresa a partir da China.
Isso fez com que os principais fornecedores, como Bosch, Aumovio e ZF Friedrichshafen, buscassem fornecedores alternativos, enquanto o Ministério do Comércio da China concedeu isenções de proibição de exportação para alguns deles.
A ZF Friedrichshafen disse que têm certeza sobre fornecimento até meados da próxima semana.
A associação automotiva alemã VDA disse que a situação continua tensa.
“É muito cedo para dar tudo certo – não podemos descartar outros impactos nas cadeias de suprimentos nas próximas semanas”, disse o diretor administrativo da VDA, Marcus Bollig, à Reuters.
A escassez está atingindo as cadeias de suprimentos em todo o mundo, com a japonesa Nissan cortando produção em mais de 1.400 veículos na próxima semana, disse uma pessoa familiarizada com o assunto.
Enquanto isso, a Honda sinalizou alguma flexibilização, dizendo que retomará a produção regular em suas fábricas na América do Norte.
No Brasil, a indústria automotiva chegou a soar alarme sobre possível escassez de componentes eletrônicos semelhante à ocorrida durante a pandemia. Mas no início do mês, o governo chinês anunciou abertura de canais de diálogo com o setor automotivo brasileiro para evitar desabastecimento.