COP30: Cidades precisam se adaptar, diz vice-presidente da Aegea Saneamento

O saneamento básico tem um papel fundamental para o desenvolvimento das cidades e pessoas, que pode ser potencializado quando feito com base em práticas mais sustentáveis.

Em entrevista ao Jornada COP, o vice-presidente da Aegea Saneamento e participações para Norte e Nordeste, Renato Medicis, destacou a importância da gestão eficiente dos recursos naturais e a necessidade de adaptação das cidades para evitar tragédias climáticas.

“Ao mesmo tempo que vivemos no Rio Grande do Sul a situação das enchentes, passamos por uma crise hídrica em Manaus. As cidades têm que se preparar usando análise de dados e eficiência para que a gente possa se antecipar às mudanças climáticas e as pessoas não sofram, porque no final quem sofre mais com as mudanças climáticas é a população mais vulnerável”, disse.

Ainda durante a conversa com Julliana Lopes e Ricardo Mussa, Medicis disse que é possível levar tratamento de água e esgoto para todos, com dignidade para as populações, e destacou o papel do Marco do Saneamento, que exige práticas sustentáveis do setor.

“Os projetos ficaram mais bem estruturados. Quando se avança no tratamento de água e esgoto, gente faz com que essa água retorne [para a natureza] em uma condição melhor. A necessidade de atender 100 milhões de brasileiros que ainda não tem saneamento também faz com que os nossos recursos sejam preservados e se tornem cada vez melhores para todo mundo”, explicou.

Um dos projetos da Aegea, que recebeu destaque no grupo de trabalho de “Cidades Sustentáveis” da SB COP, foi o de universalização do saneamento na cidade de Barcarena, no Pará, estado sede da COP30. “Nossa ideia era mostrar que é possível se levar saneamento para todos, basta a soma de esforços para acontecer”, finaliza Medicis.

Jornada COP

Apresentado por Julliana Lopes e Ricardo Mussa, presidente da SB COP – iniciativa liderada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) que reúne empresas e instituições do Brasil e do mundo para fortalecer a participação do setor produtivo nas discussões da COP30 – o Jornada COP aborda como o mundo dos negócios pode contribuir para o crescimento sustentável do planeta.

O programa destaca o legado do setor privado nas diferentes frentes da transição climática, além de apresentar cases de sucesso e boas práticas em sustentabilidade, inovação e economia verde.

O programa é exibido às sextas-feiras, às 18h, no YouTube da CNN Brasil, e aos sábados, às 22h45, na programação da TV.

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *