O cabo Danilo Firmino da Silva, 37 anos, do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE) e lotado no 2º Grupamento de Bombeiros (GB) de Caruaru, no Agreste, morreu após passar mal durante uma atividade do Curso de Mergulho Autônomo na Região Metropolitana do Recife, na quinta-feira (13). O CBMPE confirmou o falecimento em nota oficial divulgada nesta sexta-feira (14).
Segundo a corporação, o bombeiro passou mal durante uma atividade do curso e recebeu atendimento imediato das equipes de prevenção e dos instrutores. Ele foi levado inicialmente à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Curado, Zona Oeste do Recife, e, devido à gravidade do quadro, foi transferido para o Hospital da Restauração, na área central da capital, onde passou por cirurgia de emergência. Apesar dos esforços das equipes médicas, Danilo Firmino não resistiu.
Em nota, o CBMPE informou que os militares inscritos no curso passam por exames físicos e médicos prévios e que uma investigação interna deve apurar as circunstâncias do episódio. A corporação afirmou estar prestando apoio à família do bombeiro.
Denúncia
Um amigo de Danilo, que pediu para não ser identificado, disse ter trabalhado com ele entre 2011 e 2014 e relatou à CNN acreditar que a busca por uma melhor remuneração pode ter motivado o bombeiro a fazer o curso. Segundo ele, os militares aprovados recebem uma gratificação específica, o que levaria muitos profissionais a buscar a especialização para complementar a renda.
No depoimento, o ex-colega também denunciou supostos excessos nos treinamentos. Ele afirmou que cursos de mergulho dentro das forças de segurança costumam impor cargas físicas consideradas por alguns participantes como superiores ao necessário para a função.
“Se exige muito fisicamente do candidato, bem mais do que o necessário. O que realmente importa é a técnica do mergulho. Claro que tem que haver condicionamento, mas o que se exige pode levar à exaustão”, disse.
Em nota, o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE) afirmou que o Curso de Mergulho Autônomo se trata de uma capacitação de alta exigência técnica e física e que todos os protocolos de treinamento seguem padrões nacionais e internacionais de segurança e salvamento. Ainda reforça que as circunstâncias do mal súbito que levou ao falecimento do Cabo Danilo Firmino da Silva estão sendo rigorosamente apuradas por meio de um Inquérito Policial Militar (IPM) e demais procedimentos internos.
A CNN entrou em contato com a Secretaria de Defesa Social (SDS) para comentar a denúncia e aguarda retorno.