Ministro do Canadá diz que busca novas relações comerciais com a Índia

O Canadá e a Índia estão trabalhando para reconstruir os laços comerciais e explorar novas áreas de cooperação após um período de afastamento de dois anos.

Ottawa está interessada em retomar as negociações comerciais sob “um novo processo“, disse o ministro do Comércio canadense, Maninder Sidhu, nesta quinta-feira (13).

Sidhu, em visita de três dias à Índia, reuniu-se com o Ministro do Comércio, Piyush Goyal, para o que descreveu como um diálogo ministerial muito produtivo, focado em setores como minerais críticos, energia limpa, agricultura e inteligência artificial.

“A reunião foi muito produtiva. Nos concentramos em áreas de oportunidade – aeroespacial, IA, minerais críticos, energia, agricultura – e no que mais podemos fazer juntos”, disse Sidhu à Reuters em entrevista após o encontro.

A visita de Sidhu representa um importante encontro comercial de alto nível desde que o Canadá suspendeu as negociações para um amplo pacto comercial em 2023, após as relações se deteriorarem quando Ottawa acusou Nova Déli de envolvimento no assassinato de um separatista sikh canadense.

Sidhu afirmou que os dois lados estão agora “em discussões iniciais para reiniciar o processo”, referindo-se às mudanças econômicas globais, incluindo a imposição de altas tarifas pelos Estados Unidos sobre produtos de ambos os países.

Ele afirmou que o governo do novo primeiro-ministro canadense, Mark Carney, trouxe “um novo foco, nova energia e um novo mandato” e estava ansioso para fortalecer a cooperação com a Índia a fim de atrair investimentos nos setores de energia e minerais críticos.

“O Canadá possui todos os elementos necessários para construir uma bateria elétrica”, disse Sidhu, acrescentando que Ottawa acolhe com satisfação o investimento da Índia na exploração de minerais críticos e em projetos de infraestrutura.

As relações entre os países começaram a melhorar após o encontro do primeiro-ministro Narendra Modi com Carney à margem da cúpula do G7 em junho.

A Índia é um mercado prioritário para o Canadá, com o comércio bilateral de bens e serviços atingindo cerca de US$ 31 bilhões em 2024, em grande parte a favor do Canadá devido às suas exportações de serviços, que somam US$ 16 bilhões.

A Índia é a maior fonte de imigrantes para o Canadá, com quase 393.000 estudantes indianos em 2024 e mais de 1,8 milhão de canadenses de origem indiana.

Sidhu se reuniu com executivos de conglomerados indianos, incluindo a Tata, e disse que eles queriam expandir suas operações no Canadá.

Ele também afirmou que Goyal se comprometeu a visitar o Canadá em breve com uma delegação comercial e de investimentos.

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *