A economia da Reino Unido quase não se expandiu no terceiro trimestre, prejudicada pelo ataque cibernético de setembro à Jaguar Land Rover, de acordo com dados de quinta-feira (13) que evidenciaram cenário de crescimento lento enquanto a ministra das finanças, Rachel Reeves, prepara seu orçamento.
A economia cresceu 0,1% no terceiro trimestre de 2025, informou o escritório nacional de estatísticas, desacelerando em relação ao crescimento de 0,3% no segundo trimestre.
Economistas consultados pela Reuters, bem como o Banco da Inglaterra, previam um crescimento de 0,2% do PIB (Produto Interno Bruto) para o período de julho a setembro.
Somente em setembro, a economia contraiu-se em 0,1%, contra as expectativas de uma leitura estável.
Os investidores aumentaram ainda mais as apostas de que o Banco da Inglaterra cortará as taxas de juros no próximo mês, agora com uma chance de aproximadamente 82%, em comparação com uma chance de 60% no início desta semana, de acordo com os preços de mercado.
A libra subia modestamente em relação ao dólar após os dados.
É improvável que as leituras influenciem as deliberações em torno do orçamento de Reeves de 26 de novembro, com a economia ainda crescendo de forma morna, apesar da intenção do governo de “dar o pontapé inicial”.
“A trajetória de crescimento implacavelmente lento do Reino Unido é uma dor de cabeça para o governo, pois inevitavelmente significará um déficit fiscal substancial no orçamento, fazendo com que grandes aumentos de impostos pareçam inevitáveis”, disse Suren Thiru, diretor de economia da ICAEW, órgão comercial de contadores credenciados.
A produção de veículos despencou 28,6% em setembro no Reino Unido. Os veículos subtraíram 0,17 ponto percentual do PIB em setembro em 0,06 ponto do PIB do terceiro trimestre.
O escritório de estatísticas do governo citou um relatório da indústria automotiva descrevendo com um “incidente cibernético pausou a produção de uma importante montadora”.
JLR, pertencente à indiana Tata Motors, tem três fábricas no Reino Unido, que juntas produzem 1.000 veículos por dia.
O Banco da Inglaterra espera que a economia se recupere no quarto trimestre com uma expansão de 0,3%.