Sul do Brasil voltará a ter chuvas fortes nesta quarta-feira

Uma nova frente fria avança pelo litoral da região Sul nesta quarta-feira (12), trazendo novas pancadas de chuva para os três estados. De acordo com as informações do Climatempo, a condição chega ao Paraná na quinta-feira (13).

Esta frente fria não é forte como a da semana passada, que causou tempestades severas no Sul do Brasil, mas a presença de uma baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai vai ajudar a formar nuvens carregadas sobre a região.

Na quarta-feira (12), pancadas de chuva moderadas e fortes devem ocorrer em grande parte do interior da região Sul. Alguns temporais isolados podem ocorrer no oeste de Santa Catarina e na divisa do Paraná com o Mato Grosso do Sul. Há possibilidade de queda de granizo na fronteira com o Uruguai.

Pancadas de chuva com raios vão ocorrer em Santa Catarina e no Paraná durante a quinta-feira (13). O risco para temporais diminui a partir de sexta-feira (14), mas a população deve ficar atenta para uma nova frente fria que chega no domingo, com grande potencial para tempestades.

Passagem do tornado

Um tornado causou destruição na cidade de Rio Bonito do Iguaçu, no interior do Paraná, na sexta-feira (7). Pelo menos sete mortes foram confirmadas e mais de 700 pessoas ficaram feridas, segundo a Defesa Civil do Estado.

A informação de que o fenômeno meteorológico é um tornado foi confirmada pelo Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná).

O órgão aponta que o tornado pode ter sido classificado preliminarmente como o índice F2, o que equivale a ventos entre 180 km/h e 250 km/h, mas existem indícios de que, na verdade, em alguns pontos da cidade, os ventos podem ter ultrapassado os 250 km/h, o que mudaria a classificação para F3.

Entre os mortos estão quatro homens com idades de 49, 57, 70 e 83 anos, e duas mulheres, com idades de 47 e 14 anos, em Rio Bonito do Iguaçu.  Além dos seis, houve uma vítima fatal em Guarapuava, um homem de 53 anos.

*Sob supervisão de AR.

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *