O atacante Lamine Yamal foi dispensado da seleção espanhola nesta terça-feira (11) e não disputará as partidas das Eliminatórias da Copa do Mundo contra Geórgia e Turquia, após passar por um tratamento para uma lesão na virilha. A decisão gerou críticas da Real Federação Espanhola de Futebol.
De acordo com a entidade, o jovem de 18 anos, destaque do Barcelona, foi submetido na segunda-feira (10) a um procedimento de radiofrequência para tratar o problema físico que já o havia afastado de cinco jogos pelo clube catalão.
“Esse procedimento foi realizado sem comunicação prévia com o departamento médico da seleção, que só tomou conhecimento dos detalhes por meio de um relatório recebido às 22h40 de ontem. O documento recomendava repouso de 7 a 10 dias”, informou a RFEF (Real Federação Espanhola de Futebol) em comunicado oficial.
A federação destacou ainda que, “diante da situação e priorizando a saúde, segurança e bem-estar do jogador”, optou por liberar Yamal da convocação atual.
Com 23 partidas pela seleção principal, Yamal soma seis gols e seis assistências em 11 jogos nesta temporada pelo Barcelona.
A Espanha lidera o Grupo E das Eliminatórias, com 12 pontos em quatro partidas, tendo marcado 15 gols e não sofrido nenhum. A equipe enfrenta a Geórgia no sábado (15), em Tbilisi, e recebe a Turquia na próxima terça-feira (18), em Sevilha.