O presidente da CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), senador Carlos Viana (Podemos-MG), apreendeu o celular do empresário Igor Dias Delecrode, que foi dirigente da Associação de Amparo Social ao Aposentado e Pensionista (AASAP).
A apreensão ocorreu nesta segunda-feira (10), a pedido do relator da CPMI, Alfredo Gaspar (União-AL). A demanda foi apresentada por meio de requerimento, que foi aprovado pelo colegiado de maneira simbólica.
O aparelho foi entregue a Viana, que o encaminhou à Polícia Legislativa após ser lacrado. O relator Alfredo Gaspar ainda solicitou que o empresário informasse a senha do aparelho, mas ele não atendeu o pedido por orientação do advogado.
A CPMI do INSS toma, nesta segunda-feira (10), o depoimento de Igor Dias Delecrode. A entidade a qual Igor Dias Delecrode está ligado consta entre as investigadas no escândalo de descontos indevidos a aposentadorias e pensões.
O depoente, entretanto, tem ficado em silêncio aos questionamentos do deputados e senadores após garantir habeas corpus proferido pelo ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal).