O italiano Jannik Sinner começou sua campanha para defender o título do ATP Finals com uma convincente vitória por 2 sets a 0 (7/5 e 6/1) sobre o canadense Felix Auger-Aliassime nesta segunda-feira (10), na Inalpi Arena, em Turim.
Os dois se enfrentaram pela quarta vez desde agosto, e apenas oito dias após o último duelo, com o mesmo resultado: Sinner começou o jogo de forma controlada e depois dominou Auger-Aliassime, que precisou de atendimento médico durante o segundo set.
Jannik ampliou sua incrível sequência de vitórias em quadras duras cobertas para 27 partidas. Sua última derrota nesse tipo de superfície foi para Novak Djokovic, na final do ATP Finals de 2023.
O italiano também está em uma disputa com Carlos Alcaraz pelo posto de número um do mundo no final da temporada. Sinner precisa manter o título em Turim para ter alguma chance, enquanto o espanhol pode garantir o topo do ranking vencendo mais duas partidas após triunfar em sua estreia.
Sobre a partida
Jannik Sinner começou com determinação, vencendo o primeiro game sem perder pontos e cedendo apenas três pontos no serviço durante o set inicial, além de forçar cinco break points.
Auger-Aliassime resistiu, disparando oito aces contra apenas um de Sinner no primeiro set, muitas vezes em momentos decisivos, ao salvar quatro quebras. No entanto, o italiano aproveitou a oportunidade certa e conseguiu a quebra para fechar a parcial.
No set seguinte, Jannik abriu rapidamente 3 a 0, e o canadense pediu uma pausa médica devido a um problema na panturrilha esquerda.
Auger-Aliassime salvou duas quebras para evitar perder completamente o ritmo, mas Sinner conseguiu outro break para sacramentar sua vitória em Turim.
Outros jogos
No último domingo (9), o alemão Alexander Zverev venceu o norte-americano Ben Shelton por 2 sets a 0 (6/3 e 7/6 [6]) na outra partida do grupo Bjorn Borg. Todos os quatro jogadores da chave se enfrentam entre si, e os dois melhores avançam para as semifinais.
Nesta terça-feira (11), no grupo Jimmy Connors, Carlos Alcaraz enfrenta o vice-campeão do ano passado, Taylor Fritz, enquanto o italiano Lorenzo Musetti encara o australiano Alex de Minaur.