O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2025 trouxe à tona um debate complexo em uma de suas questões da prova de Ciências Humanas, que colocou lado a lado versículos bíblicos e um trecho do Alcorão.
A questão desafiou os candidatos a analisar a influência desses textos sagrados sobre a importância do trabalho e da ciência, exigindo uma interpretação e análise crítica das visões religiosas sobre a produção de conhecimento. O foco era comparar as perspectivas dessas duas grandes tradições monoteístas.
A especificidade da questão residia na demanda por uma análise comparativa, segundo Raul Celestino de Toledo, coordenador pedagógico do Poliedro Curso.
“O objetivo era que o estudante analisasse a relação entre trabalho e ciência pelo viés dos textos sagrados para as religiões monoteístas na Idade Antiga e na Idade Média, abordagem central da disciplina de Ciências Humanas.”
A questão apresentou três passagens – duas bíblicas (uma do livro de Jesus e outra de Atos) e uma do Alcorão – que convergiam ao abordar a relação do homem com a moral e a necessidade de conhecimento, de acordo com Vinicius Tessari, professor de história do curso Anglo, complementa.
“Os textos sugeriam que o homem que detinha conhecimento, que compreendia os acontecimentos e os avanços de sua época, era mais sábio. Isso indicava que o indivíduo religioso precisaria ter um conhecimento ‘externo’ ou ‘secular’.”
A complexidade da questão foi sublinhada por Camila Feitosa, professora e coordenadora de história do Elite Rede de Ensino. Ela descreveu a questão como “um pouco mais complexa de ser trabalhada”, pois abordava a perspectiva do conhecimento, a construção de habilidades e a ligação entre textos sagrados, dimensão religiosa, ciência e poder, incluindo o “uso [do conhecimento] como forma de controle”.
Tessari ainda ressaltou a “coragem” do Enem em propor tal análise, pois ela evidencia pontos em comum entre religiões frequentemente vistas como antagônicas.
“As pessoas criam um antagonismo entre elas quando, na verdade, muitos dos princípios bases são às vezes os mesmos ou bem parecidos”, disse o professor, destacando a importância de uma questão que estimula a reflexão sobre a convergência de valores e a busca por sabedoria em diferentes tradições de fé.
Gabarito extraoficial do Enem
A CNN terá o gabarito extraoficial do exame nos dois dias da prova. A correção será realizada pelo SAS Educação em parceria com o colégio Ari de Sá, de Fortaleza (CE), e a previsão é que esteja no nosso site a partir das 18h30.
CNN Brasil transmite live com correção da prova em tempo real
O Enem 2025 está chegando e você acompanha na CNN Brasil a correção extraoficial ao vivo do exame.
Nos dois domingos de prova, nos dias 9 e 16 de novembro, a partir das 20h, os professores do Objetivo estarão nos nossos estúdios para uma live com a resolução das questões, análises e comentários.
Clique abaixo e ative o sininho para não esquecer!