Neste domingo (9), durante a cúpula Celac-UE (Comunidade dos Estados Latino-americanos e Caribenhos – União Europeia), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva aproveitou seu discurso de abertura no encontro entre os blocos para falar sobre a COP30 (30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima) e o papel do Brasil e estados vizinhos na transição energética.
Durante a fala, Lula citou a COP30, que se inicia nesta segnda-feira (10), em Belém, e declarou que o evento “é uma oportunidade para a América Latina e o Caribe mostrarem ao mundo que conservar as florestas é cuidar do futuro do planeta”, destacando também a iniciativa do TFFF (Fundo de Florestas Tropicais para Sempre) e qualificando a proposta como “uma solução inovadora para que nossas florestas valham mais em pé do que derrubadas”.
O presidente brasileiro completou sua passagem sobre os temas relacionados às questões ambientais apontando o potencial da América Latina e do Caribe para o desenvolvimento de fontes de energia sustentáveis:
“A transição energética é inevitável. Nossa região é fonte segura e confiável de energia limpa e pode acelerar a redução da dependência dos combustíveis fósseis”.