Tornado: Grupo de Apoio a Desastres é acionado e envia equipes ao Paraná

Após a passagem de um tornado no Centro-Sul do Paraná na sexta-feira (7), a Defesa Civil Nacional iniciou neste sábado (8) a mobilização para o envio de recursos de ajuda humanitária à região devastada pelo fenômeno meteorológico.

Até o momento, a catástrofe deixou ao menos seis mortos — cinco em Rio Bonito do Iguaçu e um em Guarapuava — e 750 feridos. Mais cedo, o governador Ratinho Júnior (PSD) decretou estado de calamidade pública em Rio Bonito do Iguaçu.

Segundo o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, chefiado por Waldez Góes, o Gade (Grupo de Apoio a Desastres) foi acionado para atuar no interior paranaense, onde os ventos ultrapassaram os 250 km/h.

“Destacamos a Defesa Civil Nacional para ir, ainda neste sábado, a Rio Bonito do Iguaçu. A equipe está autorizada a solicitar tudo o que for necessário da parte do governo federal para empregar na operação, seja força humanitária, equipamentos ou apoio logístico. O governo do presidente Lula trabalha de forma integrada, mobilizando todos os ministérios”, afirmou Waldez.

A Sedec (Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil) informou que “está em contato com a Defesa Civil do Paraná para acompanhar a situação em tempo real e ajudar as autoridades estaduais e municipais na avlaiação de danos, assistência às famílias desabrigadas e o planejamento de ações futuras”.

Veja imagens da destruição causada pelo tornado

O que é um tornado?

Os tornados são grandes redemoinhos de vento, colunas de ar que giram de forma violenta até tocar o chão. Segundo o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), a característica mais marcante é o desenvolvimento vertical do fenômeno, que pode alcançar mais de 15 mil metros de altura.

Os tornados são classificados de acordo com a escala Fujita e têm cinco divisões. A mais leve causa danos brandos e os ventos não passam de 116 km/h. Por outro lado, na classificação mais forte, os ventos podem ultrapassar 500 km/h.

Como se formam os tornados?

Não se sabe completamente a origem do fenômeno, mas é possível observar alguns elementos em comum na hora do surgimento de um tornado.

De acordo com o Laboratório Nacional de Tempestades Severas da Administração Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos, acredita-se que a formação seja ditada principalmente por coisas que acontecem na escala de tempestades, dentro e ao redor do mesociclone.

Geralmente, os tornados se formam a partir de supercélulas quando certos “ingredientes” estão presentes para ajudá-los a prosperar: instabilidade na atmosfera, o que permite que o ar suba; elevação; e cisalhamento do vento, que é quando ventos de diferentes alturas sopram em direções diferentes.

O cisalhamento do vento cria uma coluna de ar que gira horizontalmente dentro da nuvem de tempestade, que, quando toca ao solo, passa a ser chamada de tornado.

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *