Autoridades manifestaram solidariedade e prometeram empenho pra enviar apoio às vítimas do tornado que atingiu cidades no interior do Paraná na noite de sexta-feira (7).
Até a manhã de sábado (8), pelo menos seis mortes foram confirmadas e mais de 600 pessoas ficaram feridas.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prestou solidariedade às famílias afetadas em Rio Bonito do Iguaçu e em Guarapuava em publicação no X (antigo Twitter).
O governo enviou uma equipe para acompanhar as ações na região. O grupo é liderado pela ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, e composto por integrantes da pasta da Saúde e do Desenvolvimento Regional.
“Técnicos da Defesa Civil Nacional, especializados em ajuda humanitária e reconstrução, já estão a caminho das cidades, e profissionais da Força Nacional do SUS prestarão auxílio à população e às equipes do governo paranaense envolvidas no resgate e no auxílio às vítimas”, escreveu Lula.
Quero expressar meu profundo sentimento a todas as famílias que perderam seus entes queridos no tornado em Rio Bonito do Iguaçu e em Guarapuava, no Paraná. E prestar minha solidariedade a todas as pessoas que foram afetadas.
Uma equipe liderada pela ministra Gleisi Hoffmann,…
— Lula (@LulaOficial) November 8, 2025
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), disse que recebeu com tristeza as notícias sobre o tornado e reconheceu o trabalho das autoridades locais, equipes de resgate e voluntários no apoio à população.
Recebi com tristeza as notícias sobre o tornado que atingiu Rio Bonito do Iguaçu e outras regiões do Paraná, resultando em seis mortes e deixando mais de 430 feridos.
Em nome da Câmara dos Deputados, expresso minha solidariedade ao povo paranaense. Deixo também meu…
— Hugo Motta (@HugoMottaPB) November 8, 2025
O ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, manifestou solidariedade às famílias afetadas e afirmou que a pasta “permanece em prontidão total para apoiar as prefeituras e garantir assistência imediata à população”.
Manifesto toda a nossa solidariedade às famílias de Rio Bonito do Iguaçu (PR), atingidas pelo ciclone, e aos demais municípios do Paraná afetados pelos temporais.
Já estou em contato com os prefeitos Sezar Bovino e Jaison (Laranjeiras do Sul) +
— Waldez Góes (@waldezoficial) November 8, 2025
A ministra Gleisi Hoffmann disse que o governo não medirá esforços para ajudar a população.
“Este é um momento de união e de soma de esforços entre governos e sociedade para apoiar a população e reconstruir o que foi perdido”, escreveu no X.
Nossa solidariedade às famílias de Rio Bonito do Iguaçu e região, no Paraná, atingidas por um ciclone nesta sexta-feira, e outros municípios do Estado afetados por temporais. Este é um momento de união e de soma de esforços entre governos e sociedade para apoiar a população e…
— Gleisi Hoffmann (@gleisi) November 8, 2025
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), se colocou à disposição para ajudar o estado do Paraná.
“Contem com nossas orações e com nossa solidariedade. Vocês não estão sozinhos”, afirmou no X.
Minha solidariedade ao povo do Paraná e ao governador Ratinho Júnior diante do tornado que atingiu o estado na última noite, com ventos que chegaram a 250 km/h.
O Governo de São Paulo está à disposição para ajudar no que for preciso e prestar todo o apoio às vítimas dessa…
— Tarcísio Gomes de Freitas (@tarcisiogdf) November 8, 2025
O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), também colocou o seu estado à disposição para auxiliar as regiões afetadas.
Quero manifestar minha solidariedade ao povo do Paraná após o tornado que atingiu o estado na noite passada, causando grandes estragos.
Governador Ratinho Junior e equipe, a Defesa Civil de Santa Catarina está à disposição para auxiliar no que for necessário.
O Paraná pode…
— Jorginho Mello (@jorginhomello) November 8, 2025
O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, manifestou solidariedade às famílias atingidas. “Que a união e a esperança ajudem na reconstrução de cada vida e de cada lar”, escreveu.
Nossa solidariedade às famílias atingidas pelo tornado que devastou cidades do Paraná. 💔
Força a todos que enfrentam esse momento difícil, que a união e a esperança ajudem na reconstrução de cada vida e de cada lar. pic.twitter.com/NT5oP8KrEY— Luiz Marinho (@luizmarinhopt) November 8, 2025
O ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, disse que o governo federal vai atuar novamente “para nossa força conjunta ajudar qualquer região que enfrentar tragédias como essa”
Minha solidariedade e de todo o Brasil com as regiões no Sul do país, nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, diante de mais uma tragédia climática que ceifou vidas e destruiu casas e infraestrutura. O governo federal irá atuar novamente para nossa força…
— Paulo Teixeira (@pauloteixeira13) November 8, 2025
O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, afirmou que a pasta está com equipes atuando junto ao governos locais para garantir apoio às vítimas.
“Com o decreto de calamidade, o MDS presta ajuda humanitária com cestas de alimentos, abrigo e auxílio abrigamento, além de equipes especializadas em apoio psicológico e assistência social. Fiz contato com o governador Ratinho Jr. e seguimos juntos, cuidando de quem mais precisa”, escreveu no X.
O MDS está no Paraná e em outros estados do Sul com equipes da Força SUAS – Atendimento Emergencial da Assistência Social, atuando junto aos governos estaduais e municipais para garantir apoio imediato às famílias atingidas pelo tornado em Rio Bonito do Iguaçu e região.
— Wellington Dias (@wdiaspi) November 8, 2025
A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) afirmou ter recebido com tristeza a notícia das mortes e danos causados pelo tornado. “Registro que já estou falando com colegas senadores do Paraná colocando meu mandato à disposição para ajudar em tudo que for possível”, completou em publicação no X.
Foi com tristeza que recebi a notícia das mortes e danos causados por um tornado na cidade de Rio Bonito do Iguaçu no estado do Paraná.
Manifesto minha solidariedade às famílias das vitimas e a toda população e me uno a todos em orações
Registro que ja estou falando com colegas… pic.twitter.com/MukJwGwMCj— Damares Alves (@DamaresAlves) November 8, 2025
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) prestou solidariedade “às famílias, aos trabalhadores e a todos os cidadãos que foram brutalmente atingidos pelos fortes ventos” na região.
Minha mais profunda solidariedade às famílias, aos trabalhadores e a todos os cidadãos que foram brutalmente atingidos pelos fortes ventos que devastaram Rio Bonito do Iguaçu (PR). Que Deus conforte os familiares e amigos que perderam seus entes queridos.
— Flavio Bolsonaro (@FlavioBolsonaro) November 8, 2025
A senadora Tereza Cristina (PP-MS) manifestou solidariedade às vítimas no X. “Uma tragédia. Mas temos certeza de que a união dos brasileiros fará novamente a diferença”, escreveu.
Nossos corações estão hoje no Paraná, especialmente em Rio Bonito do Iguaçu, cidade duramente atingida por um tornado. Estamos solidários com a população e governo local, que ainda contam as vítimas fatais, os feridos e os prejuízos. Uma tragédia. Mas temos certeza de que a união…
— Tereza Cristina (@TerezaCrisMS) November 8, 2025
O senador Sérgio Moro (União-PR) afirmou que vai tomar as providências para auxiliar na reconstrução da cidade de Rio Bonito do Iguaçu.
Minha solidariedade em relação as vítimas e feridos em Rio Bonito do Iguaçu/PR e em todas as cidades paranaenses e populações atingidas. Vamos tomar as providências para auxiliar a cidade e a reconstrução.
— Sergio Moro (@SF_Moro) November 8, 2025
(Publicado por Brenda Silva)